Falece Hermínio Vinholi, fundador do JEC e duas vezes prefeito de Jandaia do Sul
Faleceu na tarde deste sábado (21), Hermínio Vinholi, ex-prefeito de Jandaia do Sul, aos 98 anos. Além de ter sido prefeito por duas gestões, Hermínio foi presidente do Jandaia Esporte Clube (JEC), e o estádio municipal da cidade leva seu nome em homenagem.
Nascido em Jacarezinho, Hermínio mudou-se para Jandaia do Sul aos 15 anos, quando o município ainda pertencia a Apucarana. A emancipação de Jandaia do Sul só ocorreu nove anos depois. Seus pais adquiriram uma área de terra na região, para onde se mudaram com seus 10 filhos. Ali, derrubaram a mata nativa e iniciaram o cultivo de café.
Em 1948, Hermínio se casou com Delfina, também oriunda de uma família de agricultores, com quem teve oito filhos. Em 1962, a família deixou o sítio e se estabeleceu na área urbana de Jandaia do Sul, onde Hermínio continuou a trabalhar com café, desta vez com uma pequena máquina de beneficiamento e comercialização do produto.
Apaixonado por futebol, Hermínio, logo após se mudar para a cidade, uniu-se a amigos e juntos fundaram o Jandaia Esporte Clube (JEC). Em 1966, ele assumiu a presidência do clube. Sob sua liderança, o JEC conquistou o título de campeão estadual da Segunda Divisão, garantindo a ascensão à Primeira Divisão do campeonato.
Hermínio sempre acompanhou de perto a política local e, em 1968, decidiu se candidatar a prefeito, saindo vitorioso. Foi eleito novamente em 1976, consolidando seu papel na política municipal. Ele também foi um dos prefeitos fundadores da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), chegando a presidir a entidade.
O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), natural de Jandaia do Sul, destacou a relevância de Hermínio Vinholi para a cidade, afirmando que ele foi o melhor prefeito que Jandaia do Sul já teve.