Agilidade e atendimento diferenciado são destaques da Saúde de Jandaia do Sul

Reportagem publicada na 382ª edição do Jornal Agora

Investir na Saúde é uma forma de favorecer a qualidade de vida da população. Serviços diferenciados, atendimento humanizado e espaços mais estruturados são parte de um pacote de medidas necessárias para a promoção do bem-estar dos usuários do sistema público. Com esse objetivo, a Prefeitura de Jandaia do Sul tem realizado inúmeras melhorias nas UBS, no Pronto Atendimento Municipal (PAM) e em tantos outros espaços destinados ao atendimento para o jandaiense. As ações têm surtido efeitos positivos, inclusive, na redução da fila de espera por consultas. 

Segundo dados do Departamento Municipal de Saúde, em comparação com o primeiro semestre de 2021, quando Jandaia do Sul totalizou 34.685 consultas, o município teve acréscimo de quase 60% nesse número, visto que, de janeiro até a primeira quinzena deste mês, foi registrado um total de 55.430 consultas realizadas nos serviços de urgência e emergência e nas especialidades ofertadas para os jandaienses. 

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o PAM saltou de 6.366 para 10.432 consultas. A especialidade de Ortopedia e Traumatologia passou de 310 para 1.181; Fisioterapia subiu de 1.014 para 2.231; Psicologia foi de 812 para 3.195; Cardiologia teve um salto de 58 para 598 consultas; e Pediatria, que somou 1.050 consultas no ano passado, chegou a 1.500. 

Nos primeiros seis meses de 2022, o município realizou 225 consultas com cirurgião geral, 218 com dermatologista, 133 com vascular, 346 com oftalmologista, 376 com neurologista e 393 na especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. 

O diretor do Departamento de Saúde, Tadeu Rocco, salienta que esses resultados devem ser observados levando em consideração que no primeiro semestre de 2021 Jandaia do Sul, assim como todos os demais municípios, estava passando por um momento delicado, que demandou maior atenção a iniciativas que favorecessem a prevenção da covid-19, o combate à doença e aos cuidados com os pacientes. 

“A todo tempo buscamos oferecer um atendimento diferenciado para a população e seguimos de olho em soluções para tornar a Saúde ainda mais eficaz e humanizada”, comenta. Uma das ações realizadas pelo Departamento foi a descentralização dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Além do clínico geral disponível diariamente em cada UBS, as unidades passaram a disponibilizar uma vez por semana um ortopedista, um pediatra e um cardiologista. As gestantes, que anteriormente contavam com atendimento em apenas uma UBS, agora podem receber atendimento em várias.

Clínica de Especialidades

Desde o dia 20 de junho, os jandaienses passaram a contar com os serviços da Clínica de Especialidades do município que oferece atendimento em Ortopedia, Vascular, Cardiologia, Dermatologia, Cirurgião Geral, Neurologia e Medicina do Trabalho. Radiologia, Oftalmologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia continuarão sendo ofertadas nas UBS. “Estamos alocando os profissionais em uma clínica de especialidades, sendo assim, a atenção básica vai consultar e encaminhar para o especialista, quando necessário. Dessa forma, o usuário terá a comodidade de ser atendido dentro do próprio município, sem precisar se deslocar para cidades vizinhas”, comenta o diretor de Saúde.

A clínica está funcionando provisoriamente no Bairro Vila Rica, de segunda a sexta-feira, com equipe de suporte para atender as especialidades. Conforme projeto da Prefeitura, dentro de um ano e meio aproximadamente, os médicos deverão atender em um novo prédio.

Sem fila para exames laboratoriais

A Prefeitura de Jandaia do Sul está investindo na estrutura do Laboratório Municipal com o objetivo de levar mais qualidade de vida e saúde para o jandaiense. Neste primeiro semestre, o município adquiriu dois novos equipamentos, com recursos próprios, no valor de mais de R$ 210 mil reais. 

O espaço recebeu um analisador bioquímico (para realização de exames bioquímicos, que investigam o funcionamento dos processos metabólicos do organismo) e um analisador hematológico (destinado à realização de hemograma). Com os novos equipamentos, não há mais fila de espera para a realização dos exames. Antes, era necessário aguardar de 30 a 40 dias, agora, em até três dias é possível agendar e fazer a coleta.

“É um investimento para trazer mais agilidade, mais qualidade e mais precisão no atendimento para os jandaienses. É uma forma de trazer mais condições para a Saúde do município”, comenta o prefeito Lauro Junior, complementando que continuará buscando e aplicando recursos nesse setor e em todos os demais da administração pública. 

Reformas

O município também tem realizado várias reformas nas Unidades Básicas de Saúde, como na Lázaro de Paula Rodrigues e Doutor Wilson Nogueira (Distrito São José) – já finalizadas -, e em outras quatro, cujas obras estão em andamento. Além do Pronto Atendimento Municipal (PAM), no total, Jandaia do Sul contará em breve com seis UBS totalmente reformadas.

“De uma forma geral, avançamos muito no atendimento e no acolhimento ao jandaiense, diminuímos o tempo de espera por consultas e exames laboratoriais e de imagem, contratamos novos profissionais, demos atenção especial à covid, tanto que Jandaia é um dos municípios da região que mais testam para a doença”, avalia o diretor do Departamento de Saúde.

Até o momento, aproximadamente 19.498 jandaienses receberam a primeira dose de imunizante e cerca de 17.862 estão com o reforço em dia. O CTC continua funcionando em caráter ambulatorial.