Giovana Eduarda Bernardino conquista o pódio no Campeonato Brasileiro de Karatê

Aos 13 anos, a mandaguariense Giovana Eduarda Bernardino da Silva já tem uma história de disciplina, foco e superação no esporte. A jovem atleta, aluna da Massa Dojo, conquistou o 3° lugar no Campeonato Brasileiro de Karatê, que foi realizado em João Pessoa, na Paraíba, e voltou para casa com duas medalhas e muitas histórias para contar.

Giovana começou no Karatê aos 10 anos de idade, motivada pela paixão pelos esportes e pela influência do pai, que também pratica artes marciais. “Desde pequena eu sempre gostei de luta. Minha mãe até tentou me colocar no balé, mas não era minha praia. Eu queria lutar”, contou ela em entrevista à rádio Agora FM (87,7) na manhã desta quinta-feira (6).

Atualmente Giovana é faixa laranja, mas já fez o exame para a faixa verde. “Depende da evolução do aluno. Tem gente que faz um exame por ano, mas eu já fiz até três em um mesmo ano”, explica. Ela treina sob a orientação do sensei Roberto Massairo, conhecido carinhosamente como “Massa”.

A trajetória até o pódio não foi fácil. Depois de se destacar na fase classificatória em Londrina, onde garantiu vaga para a final, Giovana viajou até João Pessoa e a jornada trouxe mais de uma primeira vez. “Foi minha primeira viagem de avião e também minha primeira final brasileira. Fiquei muito nervosa, mas também muito feliz. Foi uma experiência incrível!”, relembrou.

A atleta viajou acompanhada do pai e de outro colega da academia, Nicolas. Juntos, viveram dias intensos de competição e aprendizado. No fim, Giovana garantiu o 3° lugar nacional em sua categoria, um resultado expressivo para quem ainda está no início da carreira esportiva.

Além do esforço nos treinos, a conquista também foi resultado de união e solidariedade. Para custear a viagem e as despesas, a família organizou promoção de pizzas, um Pix solidário e contou com o apoio de patrocinadores locais.
A mãe, Edileia, fez questão de agradecer a todos que contribuíram. “Nós tivemos uma boa adesão nas ações e muita ajuda de familiares e amigos. Foi uma corrente de apoio que mostrou o quanto a Giovana é querida”.

Estudante do Colégio Passionista, em Jandaia do Sul, Giovana concilia os estudos com os treinos diários. “Foi um orgulho enorme representar Mandaguari. Quero continuar treinando e conquistando mais medalhas”, afirmou confiante.

Agora, com o calendário de competições encerrado neste ano, Giovana segue treinando firme de olho nos Campeonatos Paranaenses e Brasileiros de 2025.