Presidente da AFAM recebe homenagem da Assembleia Legislativa
Título de Menção Honrosa foi entregue na manhã desta sexta-feira
A presidente da Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM), Josiane Pires Viana, foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná com o título de Menção Honrosa, em reconhecimento à sua dedicação e contribuição em prol da causa autista.
O reconhecimento foi proposto pelo deputado estadual Soldado Adriano e aprovado por unanimidade pela Assembleia. O certificado foi entregue à homenageada pelo assessor do parlamentar, o ex-vereador Sidney “Chiquinho” da Silva, durante uma cerimônia surpresa que contou com a presença de autoridades, integrantes da AFAM, amigos e familiares.
Biografia
Josiane Pires Viana é advogada e, em 2018, recebeu o diagnóstico de autismo da filha Heloísa, hoje com dez anos. Desde então, tornou-se militante da causa, sendo uma das fundadoras da Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari – AFAM.
À frente da entidade, juntamente com outras mães de crianças, adolescentes e jovens autistas, desenvolve ações de conscientização sobre o tema, promovendo eventos e palestras em empresas, escolas, igrejas e clubes de serviço de Mandaguari e região. Também é uma das idealizadoras da Semana Mandaguariense de Conscientização sobre o Autismo, movimento que se tornou referência regional na luta por respeito e inclusão das pessoas autistas na comunidade, nos ambientes sociais e escolares, bem como no mercado de trabalho. Por meio da AFAM, ela também ajuda a promover atividades voltadas ao lazer e ao entretenimento do público autista.
Com 20 anos de atuação na área jurídica, utiliza sua experiência profissional para lutar por políticas públicas de inclusão, além de orientar os membros das famílias atípicas sobre os direitos da pessoa com deficiência.
A homenageada teve ainda participação ativa junto aos poderes Legislativo e Executivo na elaboração, aprovação e implementação de diversas leis municipais voltadas ao público autista, como a que instituiu o fornecimento gratuito de medicamentos à base de canabidiol por parte da Prefeitura. Também atuou junto às autoridades locais, estaduais e federais na conquista da sala multissensorial, uma estrutura inovadora destinada ao município de Mandaguari para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.