A TRANSFORMAÇÃO DOS ZUMBIS NO CINEMA EM 7 FILMES ICÔNICOS

Desde o primeiro filme de zumbis, muitas mudanças aconteceram aos mortos-vivos.

Com informações do Darkside Blog

Mortos que caminham pela terra, criaturas que retornam à vida para tirar a paz dos vivos… a história dos mortos-vivos tem diversas origens. Do revenant europeu ao Wiedergänger alemão, várias são as lendas que nos contam um pouco mais sobre a possibilidade de os mortos estarem por aí, à solta.

No cinema, entretanto, devido ao contexto do período, os mortos-vivos foram inspirados principalmente nas histórias de zumbis haitianos, através de relatos de viagem que chegavam à América do Norte. Esses relatos tratavam de forma exótica o que era uma parte específica da cultura local, que logo foi inserida nos filmes e livros de gênero.

Uma das criaturas de maior sucesso no terror, os zumbis passaram por algumas mudanças desde que estrearam nos cinemas, em 1932. Listamos 7 filmes que formam um panorama das principais transformações dos mortos-vivos na sétima arte.

  1. Zumbi Branco

Lançado em 1932, dirigido por Victor Halperin e estrelado por Bela Lugosi, Madge Bellamy e Joseph Cawthorn, Zumbi Branco, acredita-se, foi o primeiro filme de zumbis a ser feito. Adaptado a partir do livro The Magic Island, um relato de viagem de William B. Seabrook, Zumbi Branco conta a história de um jovem apaixonado que, percebendo que a mulher que ama irá se casar em breve com o noivo, faz com que um feiticeiro a afaste do homem. Tudo sai do controle, e a jovem acaba sendo transformada em uma zumbi. Seabrook, autor do livro original, passou anos com a marinha norte-americana na ocupação do Haiti, no começo do século XX. Lá, ele afirma, conheceu uma série de encantamentos da população haitiana que, diziam, enganava a morte e trazia os falecidos de volta à vida.

  1. A Morta-Viva

Uma enfermeira é contratada para cuidar da esposa do dono de uma plantação de açúcar em uma ilha caribenha, pois a mulher tem agido de forma estranha nos últimos dias. Dirigido por Jacques Tourneur e lançado em 1943, novamente o zumbi se volta para suas origens no Caribe para contar uma história de estranheza entre culturas.

  1. A Noite dos Mortos-Vivos

Dirigido por George A. Romero, o filme de 1968 alterou completamente a forma como os zumbis, ou os mortos-vivos, são vistos no cinema. Cercados por essas criaturas, um grupo de desconhecidos se reúnem em uma fazenda buscando a sobrevivência. Desde A Noite dos Mortos-Vivos, os zumbis foram cada vez mais afastados de suas origens caribenhas e cada vez mais aproximados de uma história de origem própria — vírus, doenças ou eventos cataclísmicos que trazem os mortos de volta à vida, em vez de feitiçaria proveniente de culturas de matriz africana.

  1. A Maldição dos Mortos-Vivos

Baseado no livro de 1985 de Wade Davis, The Serpent and the Rainbow: A Harvard Scientist’s Astonishing Journey into the Secret Societies of Haitian Voodoo, Zombies, and Magic, A Maldição dos Mortos-Vivos, de 1988, foi dirigido por Wes Craven. Em seu livro, Davis conta como, através de suas pesquisas com a etnobotânica, poderia ter desvendado o mistério por trás dos curandeiros e zumbis haitianos. O trabalho de Davis, assim como o filme, sofreu diversas críticas pela literatura especializada na área devido a forma como as pesquisas foram conduzidas.

  1. [REC]

Dentre as produções mais recentes, o filme espanhol [REC] se destacou entre os fãs de terror. Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, vemos uma equipe de reportagem cuja intenção é acompanhar a noite de um batalhão de bombeiros. Quando os bombeiros recebem uma chamada, as coisas acabam desandando. A franquia contou com quatro filmes e recebeu um remake norte-americano. A junção dos zumbis com o subgênero do found footage foi um sucesso.

  1. Invasão Zumbi

O filme de 2016, dirigido por Sang-ho Yeon, foi um dos respiros mais inovadores se tratando do tema de zumbis nos últimos anos, e seu sucesso foi imenso. Em Invasão Zumbi, acompanhamos um grupo de passageiros que estão em um trem de Seul para Busan, na Coréia do Sul, quando um vírus zumbi é detectado. Eles terão que lutar para sobreviver. As cenas com os zumbis e a forma como as criaturas foram tratadas o colocou no topo das listas de filmes de mortos-vivos.

  1. Zumbilândia

Uma parte divertida e interessante da história dos zumbis no cinema é a mistura com a comédia. Dirigido por Ruben Fleischer, Zumbilândia, de 2009, nos conta a história de um grupo de desconhecidos que juntos tentarão sobreviver a um país infestado de zumbis. Outros filmes de comédia e zumbis, como Todo Mundo Quase Morto (2004) e Anna e o Apocalipse (2017) também souberam mesclar bem os dois gêneros.