Semana agitada

Eventos
Nos últimos dias, três acontecimentos marcantes comprovaram o potencial da economia e do turismo de eventos Mandaguari.

Pedreira
O encontro de motociclistas no Parque da Pedreira, acompanhado de apresentações de bandas de rock, superou até as expectativas mais otimistas. O evento contou com a presença de pessoas de várias regiões e a organização foi bastante elogiada.

Finalmente
O evento atraiu um público que até então, apesar das muitas reivindicações, vinha sendo ignorado pelo município. Desde que assumiu, em 2021, a gestão municipal sempre priorizou shows sertanejos e religiosos. Com essa iniciativa, que teve como principal idealizador o vice-prefeito Valdoney Hising, a Prefeitura fez com que muita gente saísse da toca e curtisse uma festa pública com amigos e familiares. A coluna não pesquisou os custos desse evento, mas certamente foram bem menores do que muitos shows de qualidade duvidosa que foram contratados em outras ocasiões.

Negócios
Outro acontecimento que agitou a cidade foi o 2º Café da Manhã com Empresários. Promovido pela Agora Comunicação e com palestras de três líderes de algumas das maiores empresas do Brasil nos setores elétrico, de bebidas e agroindustrial, o evento foi extremamente concorrido e reuniu cerca de 800 empresários, executivos e empreendedores de Mandaguari e região que atuam nos mais diversos segmentos.

Igreja
Também merece destaque a já tradicional festa julina da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que contou com um grande público. Esta, sem sombra de dúvida, é a maior festa típica realizada em Mandaguari atualmente.

Inaugurações
O ritmo das obras em Mandaguari anda a passos de tartaruga, mas o mesmo não se pode dizer da preocupação da administração em garantir que a sua marca esteja nelas quando ficarem prontas. A Prefeitura acaba de lançar um edital para adquirir nada mais nada menos do que 46 placas de inauguração tamanho 46x66cm confeccionadas em aço inox. O edital não especifica onde elas serão instaladas, mas o pregão está marcado para acontecer no próximo dia 30.

Recursos
E falando em obras, na segunda-feira, durante a última sessão ordinária do primeiro semestre legislativo, a Câmara de Mandaguari aprovou um projeto de suplementação orçamentária no valor de 17,9 milhões. Grande parte desse montante será para aplicação em obras (algumas já em andamento). O valor representa 7,16% de todo o orçamento municipal de 2025.

Obras
Entre as obras que receberão mais recursos estão as casas da Rede Ferroviária, cujos trabalhos nem começaram direito, a reforma da Prefeitura, que já consumiu alguns milhões de reais e ainda não há qualquer previsão para ser concluída, e os viadutos da PR-444, que em tese seriam feitos com recursos do Governo do Estado.

Guindaste
Outra licitação que foi aberta em Mandaguari é para contratar serviços de guindaste. A um custo de até R$ 408 mil, o município pretende contratar 1.300 horas de serviço com esse tipo de equipamento. Isso corresponde a manter um guindaste em operação durante 54 dias ininterruptos.

Sumiu?
Na última sessão da Câmara, foi aprovado um requerimento do vereador Sebastião Alexandre, no qual se questiona a Prefeitura sobre o paradeiro de um aparelho de ultrassom. O equipamento foi destinado ao município por meio de indicação de um deputado estadual para atender a UBS do Jardim Progresso. Segundo informações, o aparelho já teria sido entregue para a administração, porém até agora não foi disponibilizado para atender a população.

Mistério
Não existe nada comprovado (ainda), mas nos últimos dias, integrantes da administração de uma certa cidade da Região Metropolitana de Maringá estariam bastante apreensivos. O motivo seria um suposto lote de materiais de consumo que, embora tenham sido adquiridos e pagos, só existiriam no papel. Comenta-se que a correria para tentar “corrigir” essa divergência e abafar o caso foi grande, mas a situação já teria chegado ao conhecimento dos órgãos fiscalizadores.

Edição concluída às 13 horas do dia 18 /07/2025.