Segurança

Coluna do dia 14 de outubro de 2022

Segurança

O dia de hoje começou movimentado na área da segurança pública. Cera de 150 policiais civil e militares estão nas ruas cumprindo dezenas de mandados de prisão, busca e apreensão e medidas cautelares. A operação conta até com o apoio de um helicóptero.

Mas não é aqui

Mas infelizmente esta ação não tem nenhuma relação com a nossa cidade. A operação acontece em Maringá, Sarandi, Mandaguaçu e Paiçandu. Mandaguari, infelizmente ficou de fora. E olha que aqui, em 2021 o número de homicídios por habitante foi 62% maior que a média nacional e, conforme reportagem publicada na última edição do Jornal Agora, o número de assassinatos este ano já igualou a marca do ano passado.

Movimentação

Circularam informações de que no sábado, dia 08, teria ocorrido uma operação policial na cidade, porém não houve nenhuma divulgação em relação aos resultados que foram alcançados.

Vídeo

Ainda sobre segurança, esta semana a prefeita Ivonéia esteve na Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Curitiba, pedindo reforços para o efetivo policial da cidade. De concreto, a única coisa que trouxe foi um vídeo, no qual a prefeita sequer soube mencionar o nome do delegado e do coronel com quem estava conversando. Na gravação as autoridades não assumiram nenhum compromisso de atender o pedido.

Deputados

Só pra lembrar, dos seis deputados estaduais mais votados em Mandaguari, três são ligados à área da Segurança Pública. O mesmo ocorre com o federal que foi o campeão de votos na cidade nas duas últimas eleições.

Cancelou

Foi publicado hoje no Diário Oficial o aviso de anulação do processo de compra do terreno onde seria construído o condomínio do idoso. Na publicação consta que a anulação se deu após um parecer exarado pela Procuradoria Jurídica do Município. Até o começo da tarde o documento com as justificativas ainda não estava disponível no Portal da Transparência.

Fila

Foi sancionada a lei de autoria dos vereadores Eron Barbiero e Sidnei Chiquinho, que obriga a Prefeitura disponibilizar no site do município a lista de espera por consultas, cirurgias, exames e outros procedimentos na rede municipal de saúde. Isso poderá dar à população um panorama mais claro sobre a situação do setor. Esta semana mesmo uma mãe foi às redes sociais reclamar que seu filho espera há quase sete meses por uma consulta com otorrino e, segundo ela, não há previsão de quando haverá a liberação.

Animado

Após as últimas eleições municipais o ex-vereador Marco Alípio Costa cogitou desistir da política, mas acabou revendo os planos e deve disputar novamente uma cadeira na Câmara Municipal em 2024. Este ano ele esteve envolvido na campanha local pela reeleição do deputado estadual Soldado Adriano e ficou animado com a votação do parlamentar. Este teria sido um dos fatores que pesaram em sua decisão de tentar um segundo mandato no Legislativo.

Preparem o bolso

Relatório divulgado nos últimos dias pelo Tribunal de Contas da União tornou   oficial um fato que até as capivaras do Parque da Pedreira já sabiam que iria acontecer: no formato em que está sendo concebido, o novo projeto de concessão de rodovias no Paraná resultará em tarifas maiores do que as que vinham sendo cobradas pelas antigas concessionárias. Não bastasse isso, mais 15 novas praças de pedágio serão instaladas no estado. O leilão dos primeiros lotes de rodovias que passarão ser administradas pela iniciativa privada deve acontecer ainda este ano.