Os desafios do desenvolvimento sustentável

Coluna do dia 15 de julho 2022

Bombeiros

De acordo com o contrato firmado com a construtora que assumiu a continuidade das obras de reforma na sede do Corpo de bombeiros, os trabalhos deveriam ser concluídos no final deste mês. Mas pelo jeito as coisas vão atrasar, pois a Prefeitura prorrogou até 05 de outubro o contrato de locação do imóvel que vem sendo utilizado atualmente pela corporação.

PAM

O escritório MEP Arquitetura e Planejamento, de Londrina, será o responsável pela elaboração do projeto do novo Pronto Atendimento Municipal. Esta obra é uma das principais promessas de campanha da prefeita Ivonéia. A reserva financeira do município é mais do que suficiente para construir e equipar a nova estrutura, mas considerando a velocidade em que as obras públicas têm sido executadas, a dúvida é se haverá tempo hábil para concluir tudo até o final do mandato.

Coincidências

Reza a lenda que no passado uma certa Prefeitura comprava carne para merenda escolar em uma loja de artigos esportivos. Mais de 20 anos depois, a mesma Prefeitura tem como fornecedora de carne uma empresa cuja razão social aparece como Comércio de Produtos de Informática.

Nada de errado

Apesar de soar estranho, não há nada de irregular nessas operações, já que as referidas empresas têm como atividade secundária o comércio de gêneros alimentícios. Mas é inegável que situações como essas chamam a atenção.

Elogios

Quem acompanhou as últimas sessões da Câmara de Mandaguari percebeu uma mudança na postura dos vereadores da situação em relação ao presidente da Casa, Alécio do Cartório. As críticas frequentes sobre a maneira como o presidente vinha conduzindo os trabalhos dentro e fora do plenário deram lugar à elogios explícitos.

Mesa

Nos bastidores políticos o que se comenta é que essa mudança no posicionamento da situação teria a ver com a eleição para a nova Mesa Diretora, que acontecerá em dezembro.

Sindicância

E a Prefeitura abriu mais uma sindicância para apurar a conduta se servidor. O alvo agora é uma agente comunitária de saúde.

Demissões

Chama a atenção a grande quantidade de pessoas aprovadas no último concurso público da Prefeitura que estão assumindo os cargos e pedindo exoneração meses ou até semanas após tomarem posse.

Desenvolvimento

O ranking de desenvolvimento sustentável dos municípios, divulgado esta semana pelo Instituto Cidades Sustentáveis foi bastante comemorado pela administração municipal.

Bem colocado

Elaborado com base nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU para serem alcançados até 2030, o ranking colocou Mandaguari na terceira colocação entre os municípios da região da Amusep e entre as quinhentas melhores cidades do país neste quesito.

Mas…

No entanto, os dados analisados são anteriores à atual gestão e embora mostrem que a cidade apresenta índices de desenvolvimento sustentável melhores do que a maioria dos municípios brasileiros, a realidade dos números aponta que ainda há muito, mas muito mesmo, para evoluir.

A realidade

A avaliação mostra que Mandaguari alcançou apenas 56 pontos em uma escala que vai até 100. O relatório também aponta que a cidade só atingiu um, dos 17 objetivos estabelecidos. Foi na área de indústria, inovação e infraestrutura.

Grandes desafios

Ainda de acordo com o relatório, para atingir 11 desses objetivos a cidade tem pela frente desafios grandes ou significativos. Eles estão relacionados às seguintes áreas: erradicação da pobreza; erradicação da fome; promoção da igualdade de gênero; redução das desigualdades; proteção da vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; saúde e qualidade de vida; educação de qualidade; cidades e comunidades sustentáveis; ação climática; e parcerias para implementação dos objetivos.

Desafios

Para atingir os demais ODS, Mandaguari também enfrenta dificuldades, porém em menor grau, nas áreas de água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; trabalho digno e crescimento econômico; produção e consumo sustentáveis; e proteção da vida aquática.

Envolvimento

Embora o poder público tenha grande reponsabilidade no sentido de capitanear as ações para promover o desenvolvimento sustentável, este deve ser um compromisso de toda a sociedade. Empresas, ONGs, igrejas, associações e cidadãos também precisam dar sua parcela de contribuição neste processo.