O número de casos de Covid registrados em Mandaguari cresceu 150% nos últimos dez dias

Coluna do dia 29 de abril de 2022

Abusada

Mesmo com a legislação ambiental proibindo a prática em áreas urbanas, a empresa de telefonia Oi teria utilizado herbicida para combater o mato no pátio da sua sede em Mandaguari. Detalhe: a empresa tem como vizinhos o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, o escritório local da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e as sedes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Abandono

A Oi é dona de um espaço em área nobre da cidade, com mais de dois mil metros quadrados, mas não utiliza efetivamente nem a metade dessa área e a maior parte do terreno vive tomada pelo mato.

Desapropriação

Não seria má ideia se o poder público declarasse como sendo de utilidade e fizesse a desapropriação da parte do terreno que não é utilizada pela empresa de telefonia. No local poderia ser construído um prédio para sediar secretarias e outros órgãos municipais que hoje funcionam em imóveis alugados. Na pior das hipóteses, a área poderia se tornar um estacionamento para os veículos da prefeitura que hoje ficam em frente ao paço municipal.

Parou

Pelo menos por enquanto, o ex-vereador Romoaldo Pereira Velasco não deve se tornar Cidadão Honorário de Mandaguari. O projeto que prevê conceder a ele este título não foi arquivado, mas estaria com a tramitação suspensa nas comissões permanentes da Câmara.

Homenagem

Isso, no entanto, não impediu a Câmara de homenagear o ex-vereador que teve cinco mandatos consecutivos e ocupou a presidência da Casa em três ocasiões. Na última sessão ordinária Velasco foi agraciado com uma Moção de Aplausos pelos serviços prestados à comunidade dentro e fora da vida pública.

Contra

O projeto para que Romoaldo se tornasse cidadão honorário de Mandaguari causou um atrito entre o Legislativo e o Observatório Social. Em ofício enviado à Câmara, o observatório se posicionou contra a concessão do título e ameaçou tomar medidas “sociais e jurídicas” caso a proposta continuasse tramitando na Casa.

Discórdia

No documento enviado à Câmara, o observatório alegou que como Velasco responde a processos na Justiça decorrentes de fatos ocorridos no período em que presidia a Casa de Leis, não seria conveniente conceder-lhe a honraria. A forma com a entidade abordou a questão e es termos utilizados no documento foram criticados pelos vereadores.

Aplauso pode

Entre abortar de vez a homenagem ou bater de frente com o Observatório, optou-se por uma terceira via: trocar o Título de Cidadania pela Moção de Aplauso. A moção já foi concedida para outras personalidades da política local que se encontram na mesma condição jurídica que o ex-vereador.

Novo PAM

Foi nomeada esta semana a comissão que vai acompanhar a elaboração, avaliar e aprovar os projetos arquitetônico e complementares referentes à construção do novo Pronto Atendimento Municipal. A licitação da empresa que fará esses projetos deve ser lançada em breve.

Responsabilidade

Mais do que cumprir uma formalidade, os servidores indicados para compor a comissão terão uma grande responsabilidade pela frente. A forma como esses projetos forem concebidos será determinante para garantir a funcionalidade do futuro PAM, impactando também na qualidade do atendimento e nas condições de trabalho dos servidores.

Recape

A Prefeitura retomou na semana passada os trabalhos de recape asfáltico. As melhorias começaram por algumas ruas da área central e devem atender também as regiões do Vila Verde e Cinco Conjuntos. Uma segunda etapa prevê recapear outras ruas do Centro, Esplanada, Vila Verde e Imperial,

Polêmica

Um campeonato de Muay Thai de nível estadual que deveria acontecer neste final de semana em Mandaguari teve que ser transferido para Jandaia do Sul. Segundo o organizador, o motivo foi a falta de apoio da Prefeitura.

Os pedidos

Ao usar as redes sociais para comunicar a mudança na sede da competição o organizador afirmou que pediu ao município que cedesse um local para o evento e disponibilizasse uma ambulância com um profissional da saúde no dia do campeonato caso algum atleta precisasse de atendimento. Nenhum dos pedidos foi atendido.

Críticas

A situação rendeu muitas críticas à administração. Ao ser cobrado sobre o assunto, o vereador Marcio Cledson explicou aos internautas que a negativa da Prefeitura foi baseada em uma recomendação do Ministério Público de Telêmaco Borba, que em 2019 foi consultado sobre o assunto e orientou que o poder público não deve ceder ambulâncias para eventos promovidos por particulares.

Covid

O número de casos de Covid registrados em Mandaguari cresceu 150% nos últimos dez dias. No dia 20 haviam apenas 18 pessoas infectadas, ontem eram 44. Se compararmos a situação dos últimos 20 dias os casos cresceram quase 550%. Esses números não consideram os diagnósticos obtidos por meio dos autotestes vendidos em farmácia, sobre os quais a Secretaria de Saúde não tem controle.

Alerta

Esta semana em São Pedro do Ivaí foram registrados 115 novos casos da Covid em apenas três dias, elevando para 238 o número de pessoas infectadas naquela cidade. A disparada na quantidade de casos fez com que o município cancelasse dois eventos esportivos que aconteceriam neste domingo.

Voltando

Há mais de dez anos ofuscado na cena política, o ex-governador, ex-vice-governador por dois mandatos e cinco vezes deputado estadual, Orlando Pessuti quer voltar à vida pública. Em entrevista concedida esta semana à Agora FM, ele afirmou que pretende disputar a eleição para o Senado este ano.

Negócios

Por 380 milhões de dólares (1 bilhão e 900 milhões de reais), a Suparbac acaba de ser adquirida pela XPac, empresa ligada à XP Investimentos. A partir de agora, a companhia passará negociar suas ações na bolsa norte-americana Nasdaq, que é um dos principais mercados de ações do mundo. De acordo com o jornal Valor Econômico, os atuais donos da Superbac continuarão com 45% das ações.

Em alta

A venda da empresa acontece num momento muito bom para a Superbac. Enquanto a economia global sente os efeitos negativos da guerra na Ucrânia, para a empresa a situação é totalmente oposta. A escassez de fertilizantes químicos causada pelo conflito no Leste europeu fez disparar a procura pelos produtos biotecnológicos fabricados pela Superbac. Os números do primeiro trimestre indicam que este ano a companhia deve faturar o dobro do que que estava previsto, com as vendas atingindo a marca de R$ 2 bilhões.