Notas da Semana

Notas da Semana

Coluna do dia 02 de janeiro de 2026

Amusep

Desde o dia 31 de dezembro, a prefeita de Mandaguari não é mais presidente da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Este ano, a entidade será comandada pelo prefeito de Atalaia, Carlos Eduardo Armelin Mariani.

Diretoria

Também fazem parte da nova diretoria os prefeitos de Nossa Senhora das Graças, Clodoaldo Aparecido Rigieri (vice-presidente), e de São Jorge do Ivaí, Agnaldo Carvalho Guimarães (diretor financeiro). No conselho fiscal estão Flávia Cheroni (Marialva), Fábio Chicaroli (Lobato), João Perícles Martinati (Presidente Castelo Branco), Edna Contin (Floraí) e Alexandre Profeta (Ângulo).

Foco

Espera-se que, a partir de agora, sem a necessidade de se preocupar com as questões regionais, a prefeita Ivonéia Furtado passe a dar mais atenção aos problemas do município que a elegeu.

Viagens

Em 2025, a prefeita passou mais de dois meses e meio fora da cidade. Entre deslocamentos oficiais e as duas licenças que tirou para viajar aos Estados Unidos, foram 74 dias viajando. Esses são os dados disponíveis no Portal da Transparência da Prefeitura, e o número não inclui, por exemplo, as diárias que ela recebeu da Amusep nos últimos quatro meses do ano.

Alagado

Não foi por falta de aviso. Nos últimos dias, passaram a circular em grupos de WhatsApp imagens de ruas alagadas no Jardim Social. Além da demora para a entrega das obras, há tempos moradores e vereadores vinham denunciando problemas com o sistema de drenagem que estava sendo implantado.

Ignorou

Mesmo com todos os alertas que foram feitos, a administração municipal ignorou o problema e insistiu em manter o projeto da forma como havia sido elaborado. O resultado? Ruas recém-asfaltadas que mais parecem uma lagoa. PS.: não se tem notícias de que alguma autoridade tenha comparecido ao local para tirar selfie e gravar vídeos autopromocionais durante o alagamento.

Inédito

Nunca é demais lembrar que o projeto de pavimentação do Social foi elaborado pela Prefeitura, e uma fiscalização do próprio município chegou a autuar a empresa que estava executando a obra, porque os serviços estavam em desacordo com as normas municipais.

Articulações

Este ano será de muita movimentação nos bastidores da Câmara por conta da eleição para a nova Mesa Diretora, que acontecerá em dezembro. Embora a maioria dos vereadores integre a base aliada, dois deles não podem ocupar cargos na Mesa por questões profissionais. Com isso, se quiser continuar no comando da Casa, o grupo da prefeita Ivonéia terá que fazer uma composição com os oposicionistas.

Silêncio

O ano de 2025 terminou, e o caso da morte da servidora municipal Thais de Souza Lima parece ter caído no esquecimento. Na época, o fato teve grande repercussão, pois a família da vítima apontou uma série de questões que indicavam negligência no atendimento dado a ela no Pronto Atendimento Municipal.

Nada

Vereadores se manifestaram cobrando uma apuração dos fatos. Já a prefeita afirmou, em entrevista, que seria aberto um processo administrativo e que, dentro de 30 a 40 dias, seria dada uma resposta. Isso foi no final de outubro, mas não houve sequer a formalização de uma comissão para investigar o caso.

Fafiman

Saiu a nomeação da nova diretoria da Fafiman. A posse dos professores José Natal de Oliveira, como diretor, e Wedson Pierobon, como vice, aconteceu no último dia 30.

Desafio

A dupla, que já ocupou esses cargos entre 2014 e 2017, terá um grande desafio pela frente: manter a faculdade funcionando. Nos últimos anos, a instituição tem enfrentado uma enorme evasão de alunos, o que a tornou deficitária. Só no ano passado, a Prefeitura precisou fazer aportes que totalizaram quase R$ 1,7 milhão para o pagamento de despesas correntes, como salários e encargos trabalhistas dos funcionários.

Edição concluída às 15 horas do dia 02/01/2026.