Notas da Semana

Coluna do dia 01 de dezembro de 2023

Meu campinho

Foi assinada hoje a ordem de serviço para as obras do projeto Meu Campinho no Conjunto Vila Verde. A implantação da melhoria naquele local foi anunciada em 2021. Espera-se que a obra tenha um ritmo mais acelerado do que os trâmites burocráticos…

Viadutos

E esta semana a prefeita Ivonéia também assinou a homologação da licitação para construção dos viadutos na PR-444. A empresa responsável pela obra será a Contersolo, que tem sede em Mandaguaçu e atualmente está construindo viadutos nas cidades de Londrina, São José dos Pinhais e no Contorno Norte de Maringá.

PAM

Também esta semana foi divulgado o edital de classificação das empresas que disputam a licitação para construção do novo Pronto Atendimento Municipal. A melhor proposta foi apresentada pela Torres Novas Construtora, de Guarapuava: R$ 19.751.809,40. As demais concorrentes ainda podem apresentar recursos, portanto, o processo ainda vai se estender por algum tempo até que a obra possa ser iniciada.

Condomínio

O Meu Campinho, os viadutos e o novo PAM finalmente devem sair do papel, mas outra obra também anunciada em 2021 parece ter sido esquecida pelas autoridades. Há muito tempo não se fala mais no Condomínio do Idoso. O terreno para construção esta obra já foi adquirido pelo município, mas a última informação oficial divulgada sobre o projeto foi em dezembro do ano passado, quando teriam sido assinados os documentos para a liberação dos recursos.

Semáforos

Na próxima semana a Prefeitura vai licitar a compra de colunas e braços metálicos para instalação de novos semáforos na cidade. Os pontos que receberão a sinalização ainda não foram divulgados.

Casas

Depois de quase 15 anos, Mandaguari terá um novo projeto de casas populares. O município foi contemplado com 100 unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Ano passado o município adquiriu um terreno para esta finalidade. A conquista ajudará amenizar um pouco o déficit habitacional na cidade.

Economia

O investimento em casas populares também é uma medida que pode impulsionar a economia local. Existem centenas de pessoas que trabalham em Mandaguari, mas moram em outras cidades. Oferecendo opção de moradia acessível a esses trabalhadores, eles passarão a utilizar o comércio e os serviços locais, injetando mais dinheiro no próprio município.

Terra de ninguém

 

 

 

 

 

Não bastasse estarem usando como rua o espaço que deveria ser dos pedestres e ciclistas no complexo esportivo do antigo pátio da Rede Ferroviária, agora transformaram a quadra de basquete do local em estacionamento. Pode parecer absurdo, mas esse tipo de atitude não causa nenhuma surpresa se tratando de uma cidade onde há anos tem empresa usando a rua e a calçada como depósito para os seus produtos sem ser incomodada pela fiscalização.

Secretária

Ainda não houve o anúncio formal e nem a publicação do decreto oficializando a nomeação, mas é dado como certo que a nova secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mandaguari será Eliane Rodrigues Garcia, que durante muitos anos trabalhou no banco Itaú. Desde agosto a pasta estava sem titular e vinha sendo comandada interinamente pela secretária de Administração e Finanças, Aparecida Job de Souza Couto.

Orçamento

E falando em finanças, continuam as discussões entre Legislativo e Executivo sobre a alocação de recursos no orçamento municipal para 2024. Embora haja pontos de divergência entre as duas instituições sobre a forma como o município deve aplicar o dinheiro, essa discussão é extremamente saudável e importante para a cidade.

Diferente

Nos últimos anos a Câmara mudou bastante as tratativas do projeto da lei orçamentária. Os vereadores passaram a estudar mais a matéria, buscar informações com profissionais conhecedores do assunto e questionar as secretarias municipais sobre as previsões de gastos e arrecadação. No passado era comum esse projeto ser votado e aprovado sem que ninguém fizesse qualquer tipo de questionamento.

Fios

A Copel e as empresas locais de internet finalmente resolveram se mexer para tentar resolver, ou pelo menos amenizar, o problema da fiação solta pelas ruas da cidade. Num único dia, mais de 400 quilos de cabos foram recolhidos só nos pontos mais críticos. A ação aconteceu quatro meses depois que um acidente causado por esses fios quase tirou a vida de uma adolescente.

Eleição

O Observatório Social de Mandaguari realizará assembleia geral no próximo dia 11 para eleger os novos conselhos de Administração e Fiscal.

Eleição II

Ontem, dia 30, aconteceu a eleição para diretora das escolas municipais. Até o momento não houve a divulgação oficial dos resultados.

Apagão

Quem acompanha o trabalho da imprensa local já deve ter notado que as ocorrências policiais da cidade desapareceram dos noticiários. Nos últimos meses só se tem conhecimento dos fatos que ocorrem em Apucarana e cidades do Vale do Ivaí.

Mudança

Mas ao contrário do que pode parecer, Mandaguari não se tornou um lugar livre da bandidagem. De acordo com os profissionais que cobrem a área policial, a falta de informações se deve a uma mudança na forma como a PM divulga as ocorrências. Toda a comunicação agora está centralizada no batalhão em Maringá e nos materiais que são divulgados quase nunca constam as ocorrências registradas em Mandaguari.

 

* Edição finalizada às 13h50 do dia 01/12/2023