Notas da Semana

Notas da Semana
Coluna do dia 23 de maio de 2025

Conselho
A professora Fernanda Bassetto foi eleita presidente do recém criado Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. Mãe de um garoto com Transtorno do Espectro Autista e presidente de honra da Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM), ela é uma estudiosa do tema e milita há muitos anos nesta causa.

Vale-transporte
Esta semana a vereadora Claudete se mostrou indignada com a resposta de um requerimento no qual ela solicitava ao Executivo a concessão de vale-transporte para os servidores municipais que moram em outras cidades

Justificativa
No documento, a Prefeitura informa que não tem condições de conceder o benefício porque irá criar a Guarda Municipal e está investindo na construção das trincheiras e do novo pronto atendimento.

Detalhe
O detalhe é que as duas obras citadas não estão sendo construídas com recursos próprios. O dinheiro das trincheiras veio do Governo Estadual e o Pronto Atendimento é fruto de financiamento que sequer começou a ser pago.

Sindicância
Termina na próxima semana o prazo para conclusão da sindicância aberta para apurar a conduta da procuradora jurídica da Câmara, que teria instalado sem autorização uma câmera em sua sala. O caso ocorreu em janeiro e desde então a servidora está afastada das funções. Segundo a assessoria de comunicação do Legislativo, o processo administrativo não pode mais ser prorrogado, portanto, nos próximos dias haverá um desfecho.

Fim de um ciclo
Após trinta anos, o Bar da Costela não servirá mais o prato que dá nome ao estabelecimento. O proprietário, José Marques Monteiro, ou melhor, “Zé da Costela”, decidiu que chegou a hora de desacelerar e passar mais tempo com a família.

Dia de descanso
Com isso, ele deixará de abrir o bar aos domingos, único dia em que assava uma das melhores costelas bovinas da região. A “despedida da costela” foi no último domingo, quando dezenas de amigos e clientes fizeram uma verdadeira festa no estabelecimento para marcar a último dia dos assados no local. Teve até carro de som, camisetas personalizadas e discurso do proprietário agradecendo a todos pelas três décadas de parceria.

Órfãos
O fato de o bar não abrir mais aos domingos deixará muitos “órfãos”, tanto entre os clientes assíduos que pegavam ali a carne para o almoço, quanto aqueles que faziam questão de bater ponto no local para tomar uma cerveja gelada.

Continua
A boa notícia é que o Bar da Costela continuará funcionando de quarta a sábado, com as deliciosas porções, refeições e espetinhos. Na próxima edição impressa, o Jornal Agora fará uma reportagem especial contando um pouco da história desse estabelecimento.

Edição concluída às 23 horas do dia 23/05/2025