Mudanças

Coluna do dia 05 de maio de 2023

Mudança

Conforme a coluna havia antecipado na edição anterior, esta semana ocorreu uma mudança no primeiro escalão da administração municipal. A secretária de Planejamento, Finanças e Gestão, Marcia Mantovani, deixou o comando da pasta, cargo que ocupava desde abril de 2021.

Substituta

No entanto, não se concretizaram os boatos de que um ex-vereador poderia substituir a secretária. A escolhida para ocupar o cargo foi a servidora Maria Aparecida Job de Souza Couto, a Cidinha. A informação foi dada em primeira mão pelo jornalista Júlio Cesar Raspinha na última terça-feira. Segundo ele, naquele dia a nova secretária estava percorrendo os setores e para comunicar a nomeação aos servidores.

Experiente

Funcionária de carreira do município com larga experiência na área contábil, Cidinha já ocupou diversos cargos relevantes na administração municipal, entre eles o de secretária de Planejamento, Gestão e Finanças durante o segundo mandado do ex-prefeito Cileninho. Ela será a terceira pessoa a comandar a pasta na gestão Ivonéia. O primeiro foi o advogado Nelson Farias, que ficou apenas três meses na função.

Mais mudanças

E as mudanças na equipe da prefeita não se restringiram ao secretariado. Esta semana também houve movimentações entre cargos comissionados de outros escalões. Eliane Aparecida Mejardo Ramalho deixou a coordenação administrativa do PAM para assumir a Diretoria de Assistência Médica e de Urgência; Marlei Pierobon trocou a Assessoria Especial de Governo pela Ouvidoria; e Pedro Augusto Grohmann, que até então ocupava a Coordenadoria de Serviços Sócio-Assistenciais, assumiu a Gerência Administrativa da Secretaria de Assistência Social.

Delgado

Considerando a documentação disponibilizada pela Prefeitura no Portal da Transparência, o cronograma das obras de asfalto no Jardim Delgado está novamente atrasado. Pelo que consta na planilha que acompanha o projeto, até o final de abril 92% dos trabalhos já deveriam ter sido executados. Para maio, restaria apenas instalar a sinalização e fazer os ensaios que comprovariam a qualidade da obra.

Falta muito

Só que a empresa responsável pela continuidade das obras ainda está fazendo as calçadas. Ainda falta muito para as ruas finalmente serem asfaltadas.

Sem contrato

Como o contrato da Prefeitura com a empreiteira não está disponível no Portal da Transparência – algo que por lei é obrigatório –, não é possível saber se os prazos oficiais são diferentes dos que constam na planilha que acompanha o projeto.

Não conformidades

Além da questão do prazo, a coluna tomou conhecimento de que vereadores estariam apurando outros possíveis problemas relacionados aquela obra. Um dos pontos que analisados é se o projeto está em conformidade com as regras estabelecidas no Código de Obras e Edificações do município.

Devagar

E não são só as obras do Delgado que estão caminhando a passos lentos. A construção da quadra da escola Bom Pastor começou há mais de dois meses, quando foram feitas as fundações, e desde então nenhum outro trabalho havia sido executado. Agora esta semana descarregaram no local algumas vigas de concreto que serão usadas na estrutura da quadra. Um atraso na produção dessas vigas teria sido o motivo da paralização temporária dos trabalhos. A expectativa da administração é de que a partir de agora a obra siga o ritmo normal.

Praça

A lentidão na reforma da Praça Bom Pastor também tem gerado reclamações. O pavimento e os canteiros foram removidos há mais de um mês e depois disso nada mais foi feito.

Visita

Quem cumpriu agenda na região esta semana foi a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa. Ela passou por Mandaguari, onde visitou uma propriedade rural da família Rosseto, tradicionais produtores de café da cidade. A esposa do governador estava acompanhada por técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e foi recepcionada pela prefeita Ivonéia além de outros integrantes da administração municipal.

Trem

A empresa Rumo começou instalar os dispositivos de sinalização para reforçar a segurança em alguns cruzamentos da linha férrea em Mandaguari. Os equipamentos estão sendo colocados nas passagens de nível da Rua Tertuliano Guimarães e também na Travessa João Cândido.

Árvores

Mas além desses equipamentos, há outras providências que precisam ser tomadas para trazer mais segurança a esses locais, como a poda das árvores que ficam às margens da linha nas regiões dos cruzamentos.

Fiscalização

O município e a concessionária também precisam coibir o uso inadequado da área que margeia a ferrovia. Na região da Travessa Tabatinga, onde as ruas Luiz Trintinalha e Barão do Rio Branco se cruzam, além das árvores há um verdadeiro ferro-velho ocupando as calçadas, parte da rua e da faixa de domínio. Ali existem cerca de 20 veículos abandonados, inclusive caminhão. Isso tira totalmente a visão de quem vem pela Barão do Rio Branco para atravessar a linha.