Movimentações políticas

Coluna do dia 28 de março de 2024 

Definições

Os últimos dias têm sido de grande movimentação nos bastidores políticos. Com o prazo para filiações partidárias chegando ao fim, muitos pré-candidatos estão trocando de partido ou definindo com quais grupos estarão alinhados nas eleições de outubro.

Vereadores

Na Câmara, além do vereador Sidney Chiquinho, que trocou o PSD pelo Progressistas (PP) e deve ser o provável vice na chapa do ex-prefeito Cileninho, também mudaram de partido os vereadores Claudete Velasco e Marcio Cledson. Nos próximos dias outras movimentações ainda podem acontecer.

Progressistas

Eleita pelo PSC, partido que no ano passado foi incorporado pelo Podemos, Claudete Velasco também se filiou ao Progressistas. Com isso, o PP, que não elegeu nenhum representante em 2020, passou a ter a maior bancada da Câmara Municipal, juntamente com o PSD.

Luiz Carlos

Quem também se filiou ao PP na última semana foi o médico Luiz Carlos de Paula, que foi vice-prefeito de Ari Stroher entre 2001 e 2005.

PSD

Já o vereador Marcio Cledson deixou o Cidadania e acompanhou a prefeita Ivonéia, filiando-se ao PSD. Com isso a sigla se manteve, pelo menos por enquanto, com dois representantes no Legislativo, já que o presidente da Casa, Alécio da Silva, continua filiado ao partido.

Comissão provisória

A nova comissão provisória do PSD em Mandaguari tem a prefeita Ivonéia como presidente, o secretário Yohann Paulo vice-presidente, o vereador Marcio Cledson como secretário geral, Alisson Pavan Barboza primeiro tesoureiro e a procuradora jurídica do município, Eliete de Souza Ferreira, como vogal.

Desincompatibilização

E não é só o prazo de filiações que está chegando ao fim. Na próxima semana termina também o prazo para ocupantes de cargos comissionados e membros dos conselhos municipais que pretendem disputar as eleições deixarem as funções.

Conselhos

Até o momento nenhum ocupante de cargo de confiança foi exonerado da administração. Já nos conselhos ocorreram algumas mudanças. Pelo menos quatro pessoas que participavam desses órgãos e também de comissões municipais foram substituídas nos últimos dias.

Vice

Agora não é mais especulação. O pré-candidato a vice na chapa da pré-candidata a prefeita Marcia Serafini é mesmo o dentista Junior Bianchini. A coluna trouxe esta informação há algumas semanas e ontem a parceria foi oficializada por meio de uma postagem nas redes sociais.

Contas

Já está no Tribunal de Contas do Estado a prestação de contas da administração municipal de Mandaguari referente ao ano de 2023. O relator do processo é o conselheiro Fábio Camargo.

Prorrogação

E os alunos da Escola Bom Pastor terão que esperar mais um pouco para terem a tão sonhada quadra esportiva. A obra deveria ter ficado pronta em meados do ano passado, mas o contrato com a empreiteira já recebeu diversos aditivos prorrogando o prazo de execução. O último deles estendeu o tempo da obra em mais 45 dias. Entres os motivos alegados estão alterações no projeto.

Estranho

Mas o que mais chamou a atenção nas justificativas que levaram a esta última prorrogação contratual foi a alegação de que o atraso no andamento da obra se deve também à “grande incidência de chuvas” e “falta de pagamento”. A informação (print abaixo) consta no Portal da Transparência do município.

Planejamento

Até as capivaras do parque da Pedreira estão cansadas de saber que planejamento nunca foi o forte das gestões municipais em Mandaguari. Recentemente tivemos o exemplo dos aparelhos de ar-condicionado que foram comprados para as escolas municipais e depois dos equipamentos entregues descobriu-se que as redes elétricas dos estabelecimentos não comportavam o funcionamento dos aparelhos. Resultado: os equipamentos estão parados há mais de um ano sem que se consiga dar uma solução.

Semáforo

Agora, uma situação muito parecida está acontecendo com o semáforo que foi montado no cruzamento das ruas Mario Benedetti e Barão do Rio Branco, no Jardim Esplanada. Depois da estrutura pronta, descobriu-se que a Prefeitura não possui os materiais elétricos necessários para colocá-lo em operação. O fato foi revelado pelo vereador Alécio da Silva, na última sessão da Câmara. “Mais uma vez, começaram construir a igreja pelo sino. Não é possível uma coisa dessas”, lamentou.

Pedágio

Mas o grande baque causado pela falta de planejamento a população vai sentir é quando voltar a cobrança na praça de pedágio de Mandaguari. Conforme já dissemos “trocentas e tantas vezes”, nenhuma autoridade local tirou o pé do chão para ir até o Ministério dos Transportes tentar convencer os responsáveis pelo programa de concessões de rodovias a colocarem no contrato a obrigatoriedade de isenção ou desconto na tarifa para os moradores da cidade.

Exemplos

Nas cidades de Jacarezinho e Lapa, as autoridades também dormiram em berço esplêndido enquanto o processo de concessão acontecia e agora estão tendo que recorrer à Justiça para tentar garantir os benefícios. Em Jacarezinho deu certo, mas na Lapa o Judiciário entendeu que a isenção só deve ser concedida aos moradores de um distrito que precisam passar pelo pedágio para chegarem na sede do município. Nos dois casos, as decisões são liminares e podem ser revertidas a qualquer momento.

Conscientização

A Associação dos Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM) realizará a 2ª Semana Mandaguariense de Conscietização Sobre o Autismo. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade. Aqueles que fizerem a inscrição por meio deste link receberão certificados emitidos pela Fafiman.

Empresas

A novidade no evento deste ano é que as empresas que se fizerem presentes em todas as atividades receberão o selo “Empresa Amiga do Autista”, uma iniciativa em parceria entre a AFAM e a Aceman.

Edição concluída às 14 horas do dia 28/03/2024