Mandaguariense na diretoria do Parque Tecnológico de Itaipu

Coluna do dia 14 de abril de 2023

Na Itaipu

O mandaguariense Eduardo de Miranda, mais conhecido como “Pìnta”, deixou esta semana a chefia de gabinete do deputado estadual Arilson Chiorato, com quem trabalhou nos últimos três anos. Ele, que também foi secretário de Governo durante o primeiro mandato do prefeito Romualdo Batista, assumirá a Diretoria de Negócios do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), uma fundação mantida pela Itaipu binacional.

Parcerias

O PTI realiza pesquisas e executa projetos de desenvolvimento tecnológico para empresas e órgãos públicos. Uma das primeiras iniciativas que contará com a participação de Eduardo é um projeto de automação e modernização envolvendo uma empresa de Mandaguari e uma subsidiária do Parque Tecnológico.

Flagrante

Esta semana a coluna recebeu essas fotos de um pai de aluno indignado com a situação. Em frente ao portão da escola, um ônibus da Prefeitura aguarda a saída dos alunos estacionado sobre a faixa elevada de pedestres, obrigando as pessoas a desviarem do veículo para atravessar a rua. Segundo ele, isso ocorre com frequência.

Exemplo

Como todos estão carecas de saber, os exemplos que recebem dos adultos são fundamentais para moldar os comportamentos e o caráter das crianças. Nesse caso o exemplo que elas recebem é o de que as leis de trânsito podem ser desrespeitadas sem nenhum problema.

Não se posicionou

A coluna entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura pedindo uma posição do setor responsável, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição.

Golpe

E mais uma vez feirantes de Mandaguari foram vítimas de estelionatários que passaram notas faltas de R$ 200.

Sem deputado

Com a volta de Beto Preto para a Secretaria Estadual de Saúde, Apucarana ficou novamente sem representante na Câmara Federal.

Pedágio

Parece que finalmente os governos federal e estadual chegaram a um entendimento sobre o novo modelo de concessão para as rodovias paranaenses. Isso significa que chegou a hora das nossas autoridades tirarem o pé do chão e começarem a trabalhar para garantir que no contrato firmado haja previsão de isenção ou desconto nas tarifas cobradas na praça de pedágio local para os moradores de Mandaguari e Marialva.

Imagens

A Prefeitura de Mandaguari contratou a empresa BW Infinity Telecom para fazer o armazenamento, gerenciamento e tratamento de imagens de câmeras de segurança em nuvem. O contrato prevê ainda suporte técnico e aplicativo de leitura de placa, entre outros recursos. O valor pago pelos serviços será de R$ 1 milhão 945 mil.

Aprovou

Seguindo o parecer do Tribunal de Contas do Paraná, a Câmara de Mandaguari aprovou a prestação de contas da prefeita Ivonéia referentes ao ano de 2021. O Decreto Legislativo foi publicado na última quarta-feira.

Caos

Em breve começará a construção de dois novos viadutos sobre a BR 376 em Sarandi. As obras são importantes, mas podem ter certeza de uma coisa: vão tirar o sossego de quem precisa se deslocar com frequência para Maringá.

Pausa

Faremos uma pequena pausa na semana que vem. A coluna volta a ser publicada no dia 28.