Mandaguari ultrapassa 30 mil veículos emplacados

Notas da Semana
Coluna do dia 10 de outubro de 2025

Frota
Nos primeiros nove meses deste ano, Mandaguari registrou um aumento de 1.574 veículos emplacados na cidade. Dados do Detran mostram que, em janeiro, a frota local somava 29.134 veículos; no final de setembro, esse número já era de 30.708 — uma média de quase 175 veículos a mais por mês.

Idade
Ainda de acordo com o Detran, 6.151 veículos em circulação na cidade têm entre 20 e 30 anos de uso; 6.248 foram fabricados há mais de 30 anos; e 3.601 têm menos de cinco anos de uso.

Tensão
O clima foi tenso durante a reunião na qual vereadores fizeram apontamentos à prefeita e sua equipe sobre os problemas nas obras de pavimentação e drenagem do Jardim Social.

Ausência
A prefeita Ivonéia estava acompanhada pelo secretário de Governo, Yohan Furtado, e pelo engenheiro Dioni Gomes. O secretário de Obras e Serviços Públicos não participou.

Inflexível
De acordo com as falas dos vereadores durante a última sessão da Câmara, apesar de os problemas apontados serem visíveis e estarem causando transtornos aos moradores antes mesmo do término da obra, o engenheiro da Prefeitura afirma que tudo está sendo feito corretamente e que não haverá mudanças no projeto.

“Cara feia”
A intransigência do servidor desagradou os edis, que fizeram duras críticas: “Filho mimado que não quer ser cobrado”, “não tenho medo de cara feia”, “não se preocupa com o crescimento de Mandaguari”, “veio da cidade de Maringá simplesmente para causar problemas em todas as obras do município”, “quando cobramos, não gosta, faz cara feia” — foram algumas das manifestações feitas pelos vereadores.

PAM
Foi publicado hoje, dia 10, no Diário Oficial dos Municípios, um aditivo prorrogando por mais seis meses o prazo de execução das obras do novo Pronto Atendimento Municipal.

Questionamentos
Ainda sobre esse assunto, a Câmara de Mandaguari aprovou nesta semana um requerimento do vereador Eron Barbiero com vários questionamentos sobre como a administração municipal está se preparando para colocar o novo PAM em operação.

Estrutura e pessoal
No documento, o vereador questiona, entre outras coisas, se já existe um estudo sobre os aparelhos e o mobiliário que serão necessários para equipar a nova estrutura, bem como sobre o quadro de profissionais que deverão atuar no local. O novo PAM será cerca de três vezes maior que o atual e certamente haverá necessidade de ampliar a equipe de atendimento. Além disso, a maioria dos móveis e equipamentos utilizados hoje não poderá ser reaproveitada no novo prédio.

Recurso
O destino dos recursos economizados pela Câmara neste ano está gerando um impasse entre o Legislativo e o Executivo.

Escolas
Os vereadores querem que o dinheiro seja aplicado em melhorias nas escolas municipais. Para isso, já teriam pedido às diretoras que lhes encaminhassem ofícios informando as necessidades de cada estabelecimento e o valor necessário.

Guarda
Por outro lado, a gestão municipal quer que todo o dinheiro devolvido pelo Legislativo seja destinado à Guarda Municipal e estaria orientando as diretoras a não enviarem os ofícios com as solicitações para a Câmara.

Ar-condicionado
E, falando em escolas, já se passaram quase três anos desde que a Prefeitura comprou os aparelhos de ar-condicionado para os estabelecimentos municipais de ensino, mas até hoje alguns ainda não puderam receber os equipamentos porque não se resolveu o problema do dimensionamento das redes elétricas.

Pedágio
Nesta semana aconteceu uma reunião pública na Câmara de Maringá para debater os impactos da volta da cobrança do pedágio para os moradores da região. O leilão que definirá a empresa responsável pela administração da rodovia está marcado para o próximo dia 23, e a cobrança do pedágio deve ser reativada no segundo trimestre de 2026.

Ninguém
O evento não contou com nenhum representante do poder público local. Os únicos mandaguarienses presentes foram o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, Pedro Farias; o ex-vereador Chiquinho, que estava representando o deputado estadual Soldado Adriano; e Guilherme Osvaldo, assessor de uma vereadora da cidade de Sarandi.

Assustado
À coluna, Chiquinho disse estar preocupado com o que está por vir. Segundo ele, o prejuízo dos moradores de Mandaguari com a volta da cobrança será muito grande.

Degrau
Outro ponto destacado pelo ex-vereador é que, após a realização de algumas obras, a concessionária que vencer a licitação poderá aplicar um reajuste de até 40% no valor da tarifa.

“Cinto” muito…
Como cobrar da população o respeito às leis de trânsito se quem deveria dar o exemplo não se sente nem um pouco constrangido em cometer infração — e ainda filmar e publicar isso nas redes sociais?

Edição concluída às 12 horas do dia 10/10/2025.