Ilusão

Coluna publicada no dia 6 de abril de 2023

Estrada

Tem muita gente achado que com a pavimentação da Estrada Terra Roxa, após a volta da cobrança do pedágio aquela via poderá ser utilizada como desvio para os motoristas que não quiserem pagar a tarifa.

Ilusão

Infelizmente quem pensa isso está redondamente enganado. A obra que está sendo feita naquela estrada é um benefício importante para os moradores e pessoas que se dirigem até as propriedades rurais localizadas ali. Mas não é a pavimentação com pedras ou asfalto que vai permitir o uso da Terra Roxa como rota alternativa à praça de pedágio.

Contrato ou acordo

Se não houver previsão contratual ou então um acordo firmado entre o município e a concessionária que for explorar a rodovia, tão logo o trecho for entregue aos cuidados da iniciativa privada voltaremos a viver a mesma situação que passamos durante quase 25 anos.

Parado

Já tem quase dois meses que o processo para construção dos viadutos e da trincheira na PR-444 está suspenso. Dias depois de o projeto ser apresentado para a comunidade a licitação que contrataria a empresa para executar as obras foi cancelada para que fossem feitos ajustes no edital. De acordo com a Prefeitura o projeto agora está com Governo do Estado para que o orçamento seja atualizado e não há previsão de quando este trabalho será concluído.

Somem

Quando é para sair na foto os políticos estaduais que posam como “pais da criança” são os primeiros a se manifestarem, mas nessas horas em que as coisas travam todos desaparecem.

Acaman

Depois do grande prejuízo causado pelo incêndio que destruiu suas instalações, a Associação dos Catadores de Recicláveis de Mandaguari (Acaman) sofreu mais um duro golpe. Nesta madrugada ladrões invadiram a sede da entidade e roubaram uma série de equipamentos e ferramentas. Mais uma vez os trabalhadores precisam do apoio da comunidade para se manterem as atividades.

Problema

Este mês um plano de saúde descredenciou uma clínica conveniada que atende pessoas com distúrbios neurológicos, como o Transtorno do Espectro Autista, clínica esta que possui uma filial em Mandaguari. O fato tem causado uma série de transtornos para os usuários do serviço e está gerando inclusive algumas demandas judiciais.

Efeito cascata

Porém as consequências desse descredenciamento não estão afetando só os clientes do plano de saúde em questão. Isso porque a perda dos pacientes do plano de saúde que rompeu o contrato inviabilizou o funcionamento da clínica em Mandaguari e esta semana a direção anunciou o fechamento da unidade local. Com isso, para darem sequencia nos tratamentos os pacientes de outros planos de saúde e também os particulares terão que se deslocar até Maringá, pois não existe na cidade outro estabelecimento especializado nesta área. Boa parte desses atendimentos acontece de segunda a sexta-feira.

Mobilização

A situação que se criou é bem complicada e usuários dos serviços, familiares e autoridades estão se mobilizando para tentar achar uma solução para o problema.

Funcionalismo

Continuam as negociações entre a administração municipal e a APP Sindicato, que representa os profissionais da Educação. Esta semana houve uma audiência pública no plenário da Câmara na qual as duas partes discutiram a questão.

É possível

De acordo com membros do sindicato, os dados apresentados mostram que o município tem condições de implantar o novo piso salarial da categoria sem comprometer os limites fiscais. Na próxima semana acontecerá mais uma rodada de negociações.