Estava lá pra todo mundo ver

Coluna do dia 30 de janeiro de 2026

Omissão

A “surpresa” das autoridades regionais com o novo sistema de cobrança do pedágio só confirma algo que a coluna vem apontando há anos: elas foram omissas e não buscaram se informar sobre como o processo de concessão da rodovia estava sendo preparado.

Estava lá

A coluna teve acesso ao edital do leilão e à minuta do contrato que será assinado nos próximos dias. Os documentos estão disponíveis no site da ANTT desde julho do ano passado. Bastou uma pesquisa rápida para constatar que havia a possibilidade tanto da implantação do sistema free flow quanto da mudança nos locais de cobrança.

Barrados no baile

Vereadores de Mandaguari não puderam participar da reunião realizada ontem, na Amusep, entre os prefeitos das cidades da região onde serão instalados os equipamentos de cobrança do pedágio e o presidente da concessionária EPR.

Convidado

Em um vídeo gravado junto com outros vereadores em frente à sede da Amusep, o presidente da Câmara, Edilson Montanheri, afirmou que foi convidado pelo presidente da EPR para participar da reunião, mas que, ao chegarem ao local, teriam sido barrados.

Sem nomes

No vídeo, os vereadores não citaram o nome, ou os nomes, de quem os impediu de participar e nem o motivo alegado para negar o acesso.

Restrita

Porém, na quarta-feira, a prefeita Ivonéia disse, durante entrevista à rádio Agora FM, que se seria uma reunião restrita, sem a participação de muitas pessoas “para não tumultuar”. Segundo ela, estariam presentes apenas os prefeitos das cidades afetadas, o presidente da Cocari, Marcos Trintinália, e o presidente da EPR, Marcos Moreira.

Sem resposta

Apesar de ser um tema que vai impactar diretamente a vida dos mandaguarienses, até o fechamento desta edição a prefeita ainda não havia se manifestado publicamente para informar a população sobre os resultados do encontro.

Recursos

Se tem algo de que a administração municipal de Mandaguari não pode reclamar é da falta de dinheiro. O demonstrativo da disponibilidade de caixa e dos restos a pagar, publicado ontem, dia 29, no Diário dos Municípios, mostra que a Prefeitura fechou o ano passado com mais de R$ 84 milhões em saldo, já descontadas todas as despesas que foram empenhadas, mas ficaram para ser pagas em 2026.

Futuro

Logo após vencer a eleição de 2024, a prefeita Ivonéia disse que poderia concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa neste ano. Como esse projeto não evoluiu, ela já teria definido planos para depois que deixar a Prefeitura.

Vereadora

Recentemente, ela teria dito a algumas pessoas que, em 2028, pretende disputar uma vaga na Câmara Municipal e voltar a ser vereadora, cargo que ocupou entre 2001 e 2008. Já para 2032, a ideia seria disputar novamente a Prefeitura.

Renúncia

Se esses planos se confirmarem, e caso não haja mudanças nas leis eleitorais, Ivonéia terá que renunciar ao cargo de prefeita daqui a pouco mais de dois anos. Isso porque, pela legislação atual, para que um chefe do Poder Executivo possa disputar outro cargo que não seja a reeleição, é necessário deixar o mandato pelo menos seis meses antes do pleito.

Jurídico

Sem um desfecho no processo envolvendo a demissão da procuradora jurídica da Câmara, a Prefeitura de Mandaguari acaba de ceder, de forma temporária e parcial, um advogado do município para prestar serviços ao Legislativo.

Vínculo

O servidor assume a atribuição de emitir pareceres jurídicos em processos licitatórios e representações judiciais envolvendo a Câmara por um período de 12 meses. No entanto, continuará sendo remunerado pela Prefeitura, permanecerá vinculado à Procuradoria Jurídica do Município e seguirá exercendo suas atividades no Paço Municipal, mesmo quando relacionadas aos interesses do Legislativo.

Independência

Embora o advogado exerça a profissão sempre pautado na legalidade e na ética, fato que é inquestionável, a situação, apesar de legal, não parece compatível com o princípio da independência entre os poderes.

Retomando

Ainda sobre a Câmara, na próxima segunda-feira, dia 02, haverá a abertura do ano legislativo e a retomada das sessões ordinárias.

Votações

Uma das novidades para este ano é a mudança no formato das votações. A partir de agora, a discussão e votação dos projetos será em apenas dois turnos.

Orçamento

Outra mudança é a implantação das emendas orçamentárias impositivas. Os vereadores poderão direcionar para setores ou projetos específicos, valores até o limite de 1,55% da receita corrente líquida obtida pela administração municipal no ano anterior.

Saúde

De acordo com a lei que foi aprovada, metade desse percentual deverá ir para a área da Saúde, o restante ficará a cargo de cada vereador.

Prorrogou

Seguindo a “tradição” de não concluir obras nos prazos previstos, a Prefeitura de Mandaguari prorrogou por mais 90 dias o contrato com a empresa responsável pela restauração das casas históricas que pertenciam à Rede Ferroviária.

Economia

Reportagem publicada esta semana pelo Portal Agora mostra que Mandaguari subiu nove posições no ranking dos municípios paranaenses com maior Produto Interno Bruto (PIB). Em 2022, o município ocupava a 43ª posição e agora aparece no 34º lugar.

Iniciativa privada

O poder público, claro, comemorou o resultado. O fato, porém, é que essa conquista se deve basicamente à atuação da iniciativa privada. Se a gestão municipal estivesse fazendo a sua parte, o município certamente ocuparia uma posição ainda melhor.

Inércia

O último parque industrial criado na cidade foi há cerca de 18 anos. Há aproximadamente 15 anos não se constrói uma casa popular em Mandaguari. Nesse mesmo período, o setor imobiliário local ficou travado e praticamente não foram abertos novos loteamentos.

Imóveis

Esse cenário desfavorável inflacionou o preço dos aluguéis e dos imóveis. Como consequência, muitas famílias foram embora ou desistiram de se mudar para a cidade, ao encontrarem condições mais vantajosas para comprar ou construir em municípios vizinhos.

Mão de obra

Diariamente, empresas locais enviam dezenas de ônibus para buscar trabalhadores em outras cidades da região. São centenas de pessoas que ganham seu dinheiro aqui, mas gastam fora. Se não houvesse um déficit habitacional tão elevado, boa parte dessa mão de obra poderia residir em Mandaguari e fazer o dinheiro circular no comércio e nos prestadores de serviços locais.

Assumindo a bronca

Não bastasse tudo isso, empresários da cidade ainda estão pagando do próprio bolso a elaboração de projetos de infraestrutura, cuja responsabilidade é do poder público.

Keller

Se não fossem as empresas, os viadutos da PR-444 ainda seriam apenas uma promessa. Agora, a mesma situação se repete na Estrada Keller, onde, mais uma vez, empresários estão bancando o projeto para que o município possa buscar recursos e pavimentar o trecho onde indústrias já estão instaladas há anos.

Feriadão

A Prefeitura de Mandaguari decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16, 17 e 18 de fevereiro, em virtude do Carnaval. Com isso, a administração trabalhará até a sexta-feira, dia 13, e só retomará as atividades na quinta-feira, dia 19.

Edição concluída às 13 horas do dia 30/01/2026.