Depois de um ano e meio, Batistão volta a aparecer em eventos políticos

Coluna do dia 13 de maio de 2022

Novo PAM

Foi lançado esta semana o edital de licitação para contatar a empresa que fará o projeto do novo Pronto Atendimento Municipal. A proposta prevê uma obra de aproximadamente 2,5 mil m2.

Árvores

Também está aberta a licitação para remoção e poda de árvores na área urbana da cidade. A previsão é que a empresa vencedora da concorrência faça a poda 1350 árvores, erradicação de outras 500, além da retirada de 600 tocos.

Prato típico

Conforme comentamos na semana passada, a Prefeitura criou uma “votação popular” para saber a opinião dos mandaguarienses a respeito de qual deve ser o prato típico da cidade. As opções apresentadas são o frango com polenta, o porco na lata e a costela assada. Ainda sobre esse tema, já existe um projeto de lei tramitando na Câmara para que o prato típico local seja a costelada. É aguardar para ver qual será o desfecho dessa história.

Às escuras

Um detalhe que chamou a atenção em relação à esta consulta foi o formato escolhido para o formulário de votação. O modelo que está sendo usado não permite ao público acompanhar quantas pessoas estão manifestando a opinião e nem quantos votos cada um desses pratos está recebendo.

Rastreados

A partir de agora as frotas da Prefeitura e da Câmara Municipal de Mandaguari deverão estar equipadas com rastreadores. Além disso, as duas instituições precisarão adotar medidas que possibilitem o amplo acesso aos dados do rastreamento e localização desses veículos. A lei foi aprovada pela Câmara e sancionada esta semana pela prefeita Ivonéia.

Se existisse antes…

A medida é importante para evitar que haja desvio de finalidade no uso desses veículos como ocorria no passado. Quem conhece os bastidores da política local certamente se lembra de algumas histórias bem cabulosas envolvendo carros oficiais do município.

Apareceu

Depois de quase um ano e meio se dedicando exclusivamente à família e aos negócios particulares, o ex-prefeito Romualdo Batista voltou a dar as caras em um evento político. Ontem ele esteve na Câmara Municipal acompanhando a visita do deputado Arilson Chiorato, que oficializou a entrega de recursos para algumas entidades do município.

Festa

E na última segunda feira o ex-prefeito Cileninho usou as redes sociais para relembrar as festividades alusivas aos 75 anos de Mandaguari, comemorados em 2012, seu último ano à frente do Executivo municipal. De forma bastante sutil, ele destacou os diversos eventos realizados naquela ocasião. É impossível para quem lê a publicação não fazer automaticamente um comparativo entre aquela festa e a que foi feita este ano, quando a cidade comemorou os 85 anos.

O trem voltou…

Como sempre ocorre em ano de eleição, a ideia de se implantar um trem de passageiros na região voltou à tona novamente. Esse foi um dos temas tratados em uma audiência pública realizada quarta-feira em Maringá, na qual se discutiu o desenvolvimento integrado dos municípios que compõem a região metropolitana. É o trem voltando para o lugar de onde ele nunca saiu: o papel.

Conversa antiga (e cara)

A implantação de um trem de passageiros demanda um investimento bilionário. As discussões em torno desse assunto se arrastam há décadas e os incontáveis estudos e projetos de viabilidade técnica e econômica já consumiram milhões de reais.

A realidade

Enquanto isso, quem depende do transporte coletivo na região diariamente sofre com a estrutura precária dos pontos de ônibus, as poucas opções de horários e a falta de uma integração que possibilite utilizar os sistemas municipais e metropolitano sem ter que pagar por duas ou mais passagens. Ao invés de continuar alimentando um projeto que dificilmente se tornará realidade, as autoridades responsáveis deveriam direcionar esforços e recursos para melhorar a qualidade do transporte que já existe e que há muito tempo deixa a desejar.