Com nomeação de ex-vereador, PT participa da quinta gestão municipal consecutiva em Mandaguari

Coluna do dia 08 de julho 2022

Nomeado

Esta semana o ex-vereador Jocelino Tavares, do PT, foi oficializado como coordenador de serviços de obras da Prefeitura. O decreto com sua nomeação saiu na segunda-feira, dia 04, mas ele já vinha acompanhando os trabalhos da área há cerca de duas semanas.

Inédito

A nomeação seria fruto de um acordo pessoal firmado entre o ex-vereador e a prefeita e não envolveu o partido de Jocelino. Ainda assim, ao ter um de seus filiados integrando a equipe de Ivonéia, o PT consegue um feito político inédito na política local: participar de cinco administrações municipais consecutivas.

Ativo

Petistas ocuparam cargos comissionados na Prefeitura durante as duas administrações do ex-prefeito Cileninho, as duas gestões de Batistão e agora, com Jocelino, o partido se faz presente também do mandato de Ivonéia, com quem se coligou em 2020. Aliás, outro feito inédito do PT em Mandaguari é que a sigla esteve nas coligações que venceram as quatro últimas eleições municipais (2008, 2012, 2016 e 2020).

Prorrogou

O município prorrogou por mais um ano o contrato com a C. Brasil Serviços de Limpeza, Conservação e Transportes e a empresa continuará responsável pela coleta de lixo na cidade até julho de 2023. 

Caiu

Depois de muito tempo os números da Covid-19 voltaram a cair em Mandaguari. O boletim divulgado ontem pela Secretaria de Saúde apontou apenas 51 casos ativos da doença. 

Asfalto

O recape asfáltico feito na semana passada em algumas ruas do Jardim Imperial não é um projeto da atual gestão. O convênio para realização da obra foi firmado pela Prefeitura em dezembro de 2019, portanto, ainda na gestão do ex-prefeito Romualdo Batista. Essa informação não constou nas divulgações oficiais feitas pela administração municipal.

Questionamentos

Este detalhe só foi revelado porque alguns moradores do bairro estranharam o fato das obras terem se concentrado principalmente em ruas no entorno da casa de um vereador e próximas à residência de um secretário municipal. Na época em que o convênio foi firmado, ambos ainda não estavam na vida pública. Mesmo assim, essa questão pegou mal para a administração, já que há outras ruas ali que também precisam de melhorias.

Há recursos e teve tempo

Vale lembrar que a atual gestão tem R$ 52 milhões em caixa e teve um ano e meio de prazo para verificar a situação e elaborar um projeto complementar para atender todo o bairro e não apenas uma área específica.

Energia

A Prefeitura de Maringá vai construir duas usinas fotovoltaicas, que juntas poderão gerar até 5 megawatts de eletricidade. Com isso, a cidade economizará, em valores de hoje, cerca de R$ 2 milhões por mês na conta de energia.

Financiamento

O investimento faz parte de uma parceria com o Ministério de Minas e Energia e será feito com recursos de uma linha de crédito internacional voltada a projetos de energia renovável.

Dúvida

Será que um dia veremos alguma iniciativa parecida em Mandaguari, mesmo que seja a simples instalação de painéis solares nos principais prédios públicos do município? Já foi sugerido, mais de uma vez, à integrantes do Legislativo local que criassem uma lei determinando a instalação de sistemas para geração de energia solar em todos os prédios públicos que fossem reformados ou construídos, mas pelo jeito a ideia não despertou o interesse.

Lembrete

Com a aproximação das eleições, vai aqui um importante lembrete aos eleitores: a principal função de deputados e senadores é criar leis e fiscalizar o Executivo e não intermediar a liberação de recursos.

Dica

Portanto, se o candidato no qual você pretende votar tenta a reeleição, analise principalmente como ele se posicionou durante a votação de temas relevantes que tramitaram na Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Muitas vezes, o prejuízo que você ou sua cidade podem ter com uma lei que o parlamentar ajuda aprovar ou rejeitar pode ser muito maior do que os recursos que ele tenha viabilizado por meio de emendas ou do famigerado orçamento secreto. Fica a dica!