Cantor Daniel fará show em Mandaguari

Coluna do dia 12 de maio de 2023

Show

A Prefeitura de Mandaguari contratou o cantor Daniel para se apresentar durante a programação de Natal deste ano. O show custará R$ 270 mil e acontecerá no dia 21 de dezembro, uma quinta-feira, às 22 horas, na Praça Independência. Embora o evento ainda não tenha sido anunciado oficialmente, as informações referentes à contratação já estão no Portal da Transparência do município.

Sancionado

Depois de muita discussão e alguns ajustes no texto original, a prefeita Ivonéia sancionou no dia de ontem o projeto de lei de autoria do vereador Chiquinho que prevê o fornecimento de medicamentos à base de cannabis pelo município.

Adequações

O município terá um prazo para se organizar e adquirir os medicamentos, já que existem uma série de critérios técnicos e legais a serem observados.

Lei Pedro Henrique

A legislação recebeu o nome de “Lei Pedro Henrique”. Pedro era um garoto autista que dependia do canabidiol para amenizar os sintomas do transtorno, porém sua família tinha sérias dificuldades para adquirir o medicamento por conta dos altos custos. O menino faleceu em março de 2022 aos dez anos de idade.

Outros casos

Assim como Pedro Henrique, em todo o Brasil milhares de crianças autistas e também adultos portadores de comorbidades que podem ser tratadas com remédios à base de cannabis têm dificuldade para conseguir os medicamentos por questões financeiras.

Exemplo

Se realmente for colocada em prática, essa lei poderá ser um divisor de águas na vida de muitos pacientes e suas respectivas famílias. Mandaguari está sendo uma das primeiras cidades do Sul do Brasil a implantar esta legislação. Se esta e outras leis que já foram aprovadas para beneficiar os autistas se tornarem realidade, Mandaguari pode se tornar uma referência na área para todo o país.

Energia

Outra lei que foi sancionada esta semana, também de autoria do vereador Chiquinho, é a que determina a instalação de sistemas para geração de energia solar nos prédios públicos do município. A instalação da tecnologia deve acontecer de forma gradual, começando pelas escolas, creches e imóveis da rede municipal de saúde e num prazo de 11 anos todos os prédios públicos pertencentes ao município deverão estar gerando a própria energia. É mais uma iniciativa inovadora que pode trazer grandes benefícios para o município a médio e longo prazo.

Homenagem

A professora aposentada Josepha Peres receberá o título de Cidadã Honorária de Mandaguari pelos relevantes serviços prestados à comunidade. Além de ter lecionado por décadas na rede pública, ela mantém um projeto que leva cultura e literatura para centenas de estudantes do município. Em sua residência a professora possui uma biblioteca com milhares de livros que ficam à disposição de toda a comunidade. Esta semana ela foi homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná durante a sessão itinerante realizada na Expoingá.

Acidente

Esta semana aconteceu mais um acidente no cruzamento da estrada Alegre com a PR-444. E pelo jeito as pessoas que precisam passar naquele trecho ainda terão que conviver por muito tempo com esse perigo. Os viadutos que resolverão o problema naquele e em outros dois pontos da rodovia não devem sair do papel tão cedo.

Suspenso

Em janeiro o projeto foi apresentado oficialmente para a comunidade local, mas dias depois o processo foi suspenso. Aguarda-se que o governo estadual faça ajustes no orçamento da obra para só então reabrirem a licitação. Infelizmente, segundo a administração municipal, ainda não há previsão de quando isso vai acontecer.

PAM

O projeto do novo Pronto Atendimento Municipal está pronto, agora só falta um detalhe para as obras começarem: o dinheiro. O município tem uma reserva financeira destinada a esta finalidade, mas o valor seria insuficiente para executar toda a obra. Será necessário buscar mais recursos para que o projeto se viabilize. É hora de pressionar os diversos deputados que fizeram campanha e receberam votos em Mandaguari nas ultimas eleições.

Fogos

Depois de muita polêmica, o STF decidiu que os municípios têm legitimidade para criar leis que proíbem a soltura de fogos de artifício que produzam estampidos. Em Mandaguari a lei já existe e agora não há nada que impeça de colocá-la em prática. Vamos aguardar…

O Boca ganhou uma boquinha

Depois de ver o pai ter o mandato de deputado federal cassado, não conseguir se reeleger deputado estadual e ainda estar respondendo a processos por nepotismo e pelo crime de peculato, Matheus Vinicius Ribeiro Petriv, mais conhecido como Boca Aberta Junior, conseguiu uma boquinha e continua vivendo às custas do erário.

Nomeado

Ele foi nomeado para um cargo no gabinete da liderança do Progressistas (PP) na Assembleia Legislativa. O líder do partido é o parlamentar maringaense Soldado Adriano. Desde março, Boca Aberta Junior está recebendo da Assembleia um salário mensal de R$ 19 mil.