Assassinato

Coluna do dia 23 de dezembro de 2022

Legislativo

Em sessão extraordinária realizada esta semana os vereadores de Mandaguari elegeram os novos membros das Comissões Permanentes da Câmara. Eles exercerão os cargos a partir de janeiro e a composição ficou bem diferente da atual.

A situação no comando

Durante o primeiro biênio da legislatura apenas vereadores da oposição participaram dessas comissões, agora em todas elas a maioria dos integrantes

são da base de apoio da prefeita.

Composição

A formação das comissões ficou da seguinte forma:

Políticas Municipais: presidente Marcio Cledson; relator Claudete Velasco; membro Sidney Chiquinho. Finanças e Orçamento: presidente Luiz Carlos Garcia; relator Claudete Velasco; membro Sidney Chiquinho. Constituição, Legislação e Redação: presidente Claudete Velasco; relator Marcio Cledson; membro Sidney da Silva – Chiquinho.

Fora

Eron Barbiero, Sebastião Alexandre, Daniel Gambá e Danilo Camilo ficaram de fora. A forma como as novas comissões estão compostas é um reflexo das articulações feitas para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Tranquilidade

O fato de ter aliados comandando todas as comissões permanentes no Legislativo, traz uma certa tranquilidade para a prefeita que não terá dificuldade na tramitação dos projetos de interesse da administração.

Meio mandado

A prefeita Ivonéia chega à metade do mandato sem ter conseguido ainda tirar do papel os dois principais projetos da administração: a construção do novo PAM e os viadutos da PR-444. Considerando o tamanho, a complexidade dessas duas obras e o estágio em que os respectivos projetos se encontram, é praticamente impossível que elas sejam concluídas ainda nesta gestão.

Contra o tempo

Além dessas duas obras, a administração municipal tem vários outros projetos relevantes para serem colocados em prática, como a criação da guarda municipal e do departamento municipal de trânsito, construção e recape de asfalto, restauração dos prédios das antiga rede ferroviária e pavimentação em trechos de estradas rurais, entre outros. Considerando que a campanha para as eleições municipais começa em meados de 2024, a prefeita terá que dar agilidade a esses projetos se quiser entrega-los à população antes do período eleitoral.

Assassinato

A bandidagem continua empenhada para manter a média de um homicídio a cada 23 dias em Mandaguari. Esta semana mais uma pessoa foi executada com diversos tiros de pistola. Quem acompanha os noticiários viu que nos últimos dias o número de assassinatos também teve uma alta em cidades da região.

Secretário

A partir de janeiro o deputado federal reeleito Ricardo Barros ocupará uma das secretarias do governo de Ratinho Júnior. Ele será o titular da Secretaria de Indústria e Comércio, cargo que já ocupou durante o primeiro governo de Beto Richa. O anúncio ocorreu esta semana e pegou muitos de surpresa, já que inicialmente o nome cogitado para ocupar este cargo era o do seu irmão, Silvio.

Estratégia

Ainda atuando como líder do presidente Bolsonaro no Congresso, nas últimas semanas Barros ensaiou uma reaproximação com o grupo do presidente eleito Lula, de quem também já foi aliado e líder na Câmara. Ao trocar Brasília por Curitiba, Ricardo Barros perderá protagonismo no âmbito nacional, mas por outro lado pode abrir caminho para tentar voos mais altos em 2024, como por exemplo uma vaga ao Senado ou mesmo o governo estadual.