Asfalto do Jardim Social: afirmação feita em vídeo não bate com documento oficial
Coluna do dia 11 de julho de 2025
Aditivo
No último domingo, dia 06, a prefeita Ivonéia publicou em suas redes sociais um vídeo afirmando que a obra do asfalto no Jardim Social está caminhando dentro do prazo. Três dias depois da publicação, a Prefeitura assinou um aditivo prorrogando o contrato de execução por mais 120 dias.
No prazo???
Aí fica a dúvida: se a obra realmente está seguindo conforme o prazo estabelecido, qual o motivo do contrato ter sido prorrogado?
Licença
A Câmara de Mandaguari aprovou na última segunda-feira uma autorização para a prefeita Ivonéia se ausentar do país entre os dias 24 e 31 de julho. Nesse período, quem ficará à frente da administração será o vice, Valdoney Hising.
Particular
Será a segunda viagem internacional da prefeita este ano. Assim como na vez anterior, por se tratar de viagem para tratar de assuntos pessoais, não haverá custos para os cofres públicos.
Recesso
E falando em Câmara, esta semana aconteceram as últimas sessões do primeiro semestre legislativo. Nas próximas duas semanas, os vereadores estarão em recesso parlamentar. As sessões ordinárias serão retomadas dia 04 de agosto.
Transparência
Já está em vigor em Mandaguari uma lei que obriga os órgãos públicos municipais a publicarem em seus sites ou portais da transparência o currículo de todos os agentes políticos e servidores comissionados.
Informações
No documento devem constar o nível de escolaridade do servidor e sua experiência profissional. A lei é de autoria do vereador Danilo Sabino. O projeto original previa também a publicação de informações básicas sobre a profissionalização do servidor, mas esse item acabou sendo excluído por meio de uma emenda.
Qualificação
A medida é interessante para que a população possa analisar se os servidores comissionados são qualificados tecnicamente para exercer as funções para as quais foram contratados ou se estão ali apenas por conta do “Q.I.”.
Queimada
Em pouco mais de três meses no comando da Câmara de Maringá, a vereadora Majorie Capdeboscq (PP), a Majô, conseguiu a façanha de queimar sua imagem com praticamente todos os segmentos da sociedade maringaense. Primeira mulher a ocupar a presidência da Casa, ela encabeçou um projeto de lei que criou 25 novos cargos de assessores para os vereadores.
Zarpou
Durante a sessão que aprovou a criação dos cargos, a vereadora concedeu uma entrevista coletiva, mas só respondeu às perguntas que lhe eram convenientes. Ao ser questionada sobre as críticas que o projeto estava recebendo da sociedade, ela abandou a entrevista e deixou os repórteres falando sozinhos. No dia seguinte, a vereadora viajou para Curitiba, de onde só deve retornar hoje no final da tarde.
Discurso
Majô é uma das representantes da chamada “nova política”, aquelas pessoas jovens, que nunca exerceram funções públicas e se apresentam como adversários do sistema, defendendo a modernização da gestão pública e o fim dos privilégios da classe política.
Prática
O problema é que até agora, salvo raras exceções, todos que se elegeram com essa proposta estão fazendo exatamente aquilo que tanto criticavam.
Evento
É grande a expectativa em relação ao evento que acontecerá no Parque da Pedreira neste domingo em comemoração ao Dia Mundial do Rock. Na programação, além da tradicional feirinha do Domingo no Parque, constam apresentações de bandas e encontro de motociclistas.
Edição concluída às 12 horas do dia 11/07/2025.