Agora vai?

Coluna do dia 07 de janeiro de 2023

Agora vai?
Os recursos para os viadutos e a trincheira na PR-444 foram incluídos no orçamento estadual e segundo informações divulgadas esta semana pela Agência Estadual de Notícias, o convênio para repassar o dinheiro ao município já foi firmado. A partir de agora a responsabilidade pelo projeto passa a ser da Prefeitura. A licitação para contratar a empresa que fará a obra ocorrerá no começo de março e o prazo para execução dos trabalhos será de 540 dias a partir da assinatura do contrato.

Parque Industrial
Com a questão da transposição da PR-444 teoricamente resolvida, está na hora das autoridades começarem a pensar na compra de terras para expandir a área industrial do município para o outro lado da Rodovia. Outra região que também poderia ser considerada é a estrada Keller, nas imediações da Associação Atlética Cocari, onde empresas já estão sendo implantadas. O último parque industrial criado em Mandaguari foi já quase 15 anos.

Obras
A além das melhorias na PR-444, a Prefeitura tem uma série de obras já licitadas e que estão prestes a começar, entre elas o recape asfáltico no cemitério, asfalto no Jardim Boa Vista, reforma do antigo armazém da Rede Ferroviária, revitalização das praças Micheletti e Bom Pastor, troca da iluminação pública em vários pontos da cidade, reforma do Paço Municipal e construção da quadra na escola Bom Pastor.

Comparações
Na última semana o ex-prefeito Cileninho voltou a usar as redes sociais para fazer comparativos da sua gestão com as que o sucederam. Primeiro ele lembrou das festas que a Prefeitura promovia durante a virada do ano. Dias depois, ao ser divulgada a notícia de que o número de moradores de Mandaguari cresceu menos do que o esperado nos últimos anos, ele falou sobre as casas populares que foram construídas durante o seu mandato.

Candidato
Também esta semana, o vereador Sidnei Chiquinho compartilhou uma nota sobre ele que foi publicada por um site de notícias de Curitiba, na qual ele admite a possibilidade de ser candidato a prefeito no ano que vem.

Representatividade
Com a ida de Ricardo Barros para a Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e a possibilidade de Ênio Verri assumir a direção geral da usina de Itaipu, a região de Maringá corre o risco de ficar só com dois representantes na Câmara Federal: Sargento Fahur e Luiz Nishimori.

Diploma
Já imaginou comprar apartamento num prédio cujo projeto estrutural foi feito por alguém que não cursou engenharia? E que tal levar seu animal de estimação para ser operado por alguém que nunca passou nem perto de uma faculdade de medicina veterinária? Ou então fazer um tratamento de fisioterapia com um profissional que nunca frequentou uma faculdade e aprendeu sobre anatomia pesquisando no Google? De se pender do deputado federal mineiro Tiago Mitraud, do Partido Novo, isso poderá se tornar uma realidade no Brasil. No final do ano passado ele apresentou um projeto de lei na Câmara Federal propondo extinguir a exigência do diploma para essas e dezenas de outras profissões que hoje são regulamentadas. Segundo o parlamentar, a qualificação do profissional não garante a qualidade dos serviços prestados. Então tá…