Quem autorizou a publicidade na praça de pedágio entre Mandaguari e Marialva?

Coluna do dia 20 de maio de 2022

Covid

E o número de casos de covid não para de crescer. Mandaguari, por exemplo, há um mês tinha pouco mais de 20 casos ativos, ontem eram quase 200. Mas a situação real é bem pior, já que muita gente está optando pelos testes rápidos de farmácia, cujos resultados não são repassados à Vigilância Epidemiológica do município.

Máscaras

Esse crescimento no número de casos da covid tem feito algumas cidades reverem a liberação geral e irrestrita do uso de máscaras em ambientes fechados. Em Londrina a Secretaria de Saúde voltou a recomendar o uso da proteção nas salas de aula.

Frio

O frio chegou de vez e como sempre acontece, só agora as entidades e poder público lançaram as campanhas visando arrecadar agasalhos para as pessoas carentes. Pela lógica, essas campanhas deveriam acontecer no máximo até abril, para que quando chegasse esse período de temperaturas baixas aqueles que precisam já tenham recebido as doações.

Em campanha

Depois de marcar presença num evento realizado na Câmara Municipal na semana passada, o ex-prefeito Romualdo Batista teria começado a fazer algumas visitas de cunho político. O objetivo seria buscar apoios para a campanha de reeleição do deputado estadual Arilson Chiorato, mas há quem diga que esses contatos também estão servindo para medir a temperatura sobre possibilidade dele concorrer ao terceiro mandato de prefeito em 2024.

Viadutos

Nos próximos dias o DER deve dar o ok para os projetos dos viadutos e da trincheira que precisam ser construídos na PR-444. Sem essa aprovação o governo não pode firmar o convênio que repassará ao município os recursos para construção das melhorias.

Utilidade pública

Esta semana foi publicado o decreto declarando de utilidade pública as áreas onde passarão as galerias de águas pluviais que farão parte da obra da trincheira.

Sancionou

Foi sancionada a lei que insere noções básicas sobre a Lei Maria da Penha na grade curricular das escolas municipais de Mandaguari. Depois de aprovado pela Câmara o projeto chegou a receber algumas críticas nas redes sociais. Algumas pessoas afirmaram que o tema já faz parte da matriz extracurricular que é trabalhada com os alunos, outros disseram que não caberia aos vereadores legislarem sobre essa questão e houve até quem afirmasse se tratar de um assunto “muito forte” para ser abordado com crianças desta faixa etária.

Publicidade

Quem passa pela praça de pedágio desativada entre Mandaguari e Marialva já deve ter notado o grande painel publicitário que foi instalado no local. O outdoor gigante faz propaganda de uma marca de pneus pertencente à uma empresa paraguaia que fabrica seus produtos em indústrias da Ásia. O painel é assinado por uma agência de Curitiba especializada nesse tipo de publicidade.

Dúvidas

O uso daquele espaço neste momento para esta finalidade causa estranheza, já que com o fim da concessão a estrutura da praça ficou sob a responsabilidade do poder público. Quem autorizou a instalação? Como se deu esse processo? Houve licitação, já que se trata de um bem público? Quanto o governo está recebendo por mês pela cessão do espaço? Para onde esse dinheiro está sendo destinado?

Aguardando

A coluna fez esses questionamentos ao DER, já que o órgão está ocupando parte daquelas instalações. A resposta foi que após o fim da concessão da Viapar, a responsabilidade pela praça de pedágio passou ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), vinculado ao Ministério da Infraestrutura. Por meio da Lei de Acesso à Informação, as perguntas foram então encaminhadas ao DNIT, que tem até 30 dias para enviar as respostas. 

Mais caro

Ainda sobre o pedágio, a cada fica mais evidente que não passa de uma falácia o discurso afirmando que com os novos contratos de concessão as tarifas de pedágio nas rodovias do Paraná ficarão mais baratas. Antes mesmo dos editais serem lançados as projeções para os valores das tarifas já foram reajustadas em 30%. Como a tendência é de que a inflação continue aumentando e os novos contratos só serão assinados depois das eleições para não prejudicar o presidente Bolsonaro e o governador Ratinho Junior em suas campanhas de reeleição, esses valores ainda devem sofrer novos reajustes antes dos editais do leilão serem lançados.

Governador

Em nota enviada à imprensa, a direção estadual do AGIR (antigo Partido Trabalhista Cristão – PTC) anunciou que o deputado cassado Emerson Petriv, também conhecido pela alcunha de Boca Aberta, será candidato ao governo do Paraná. Detalhe: Boca Aberta está como os direitos políticos suspensos e só conseguiu concorrer ao cargo de deputado graças a uma liminar da Justiça. Juridicamente é impossível que a candidatura ao governo se concretize.

Terceira via

MDB, PSDB e Cidadania fecharam acordo e devem apoiar a candidatura de Simone Tebet à presidência da república. Se esses partidos exigirem que os diretórios estaduais e municipais sigam o mesmo posicionamento, em Mandaguari representantes dos três grupos políticos que disputaram as últimas eleições locais estarão reunidos no mesmo palanque.

Adversários

Na cidade o MDB é comandado pelo ex-prefeito Ari Stroher, que apoiou a candidatura de Marcos Jovino. O Cidadania está sob comando da prefeita Ivonéia e o PSDB tem como presidente o ex-vice-prefeito Claudio Fachini, que apoiou Hudson Guimarães.

Improvável

Além de pertencerem a grupos distintos, é pouco provável que duas dessas lideranças abracem a aliança feita pelos seus partidos em nível nacional. Fachini é bolsonarista de carteirinha e Ivonéia, embora tenha contado com o apoio PT para se eleger, também é apoiadora incondicional do presidente.

Prato típico

Pelo andar da carruagem a tendência é que a costelada seja eleita o prato típico de Mandaguari. Além do projeto que já tramita na Câmara para oficializar essa iguaria com um símbolo culinário da cidade, a costelada também lidera a consulta pública que está sendo feita pela Prefeitura a respeito do tema. Até ontem esse prato havia recebido quase 48% dos votos. Em segundo lugar aparece a opção porco na lata, com quase 29% dos votos, e em terceiro o frango com polenta, com 25%.