Aniversário de fundação do “Movimento Elista”
Quantos sonhos, expectativas e desejos tiveram os treze homens de ilibadas vidas quando fundaram o “Movimento Elista”. Este foi traçado com a presença de “Princípios Humanistas” onde se sediou a esperança de um Mundo melhor, mais justo, equitativo quanto à Cultura e demais áreas vitais à vida em comunidade. Incluiu-se, neste patamar, a elaboração e projeção de projetos e ações que alcançassem as suas essências e a defesa e expansão da Língua Portuguesa.
Sonho bem visionário tiveram os fundadores ao projetarem a implantação de clubes em regiões onde o português alcançou e nele plantou sementes de amor à alma lusíada, à congregação dos homens, respeito à família e a todo aparato necessário aos que nelas viviam.
Quantos cenários foram montados e os seus atores, exitosos, trouxeram luz à novas realidades.
Quanto se pôde realizar e transformar o Movimento Elista, hoje denominado Federação Elos Internacional da Comunidade Lusíada pela conquista de grandiosidade alcançada além-mares! Quanto se poderá continuar a realizar através de mãos repletas de “Humanismo Lusíada” somadas às mãos comunitárias, desejosas de ver o Mundo com melhores condições de vida plena!
Assim, em seu aniversário de 60 anos, a ser comemorado em 08 de agosto de 2019, inserido por Lei Federal em Calendário Nacional de Datas Comemorativas, estão os elistas cientes de que o Mundo precisa ser ainda mais abraçado e atraído pelo Elismo, pois há o estabelecimento de vivência harmoniosa, respeitosa, propulsora no alcance de ideias e ideais que elevam o homem e valorizam a vida digna quanto ao desenvolvimento e crescimento humano. Afinal, os seus membros são proativos e engajados em linhas tecidas pelo cristianismo.
Parabéns à Federação Internacional Elos da Comunidade Lusíada pelo aniversário, uma vez que se traduz em instituição respeitada, que é sábia e consegue se inserir, no cotidiano de cada elista e dos cidadãos que alcança os fundamentais Princípios Humanistas!
Que todos continuemos a ser Humanistas de alma, coração e vivência agregadora transformando, a cada nova senda aberta, a vida humana em um lugar onde a Paz colore o Céu de cores que agradam a todos que para si volvem os seus olhares.
Que os elistas, onde quer que estejam, tremulem a Bandeira do Elismo, profundamente, para sempre.
*Maria Inês Botelho é Ex-Presidente da Federação Elos Internacional da Comunidade Lusíada; Membro do Conselho Superior Consultivo; Membro do Conselho Fiscal Internacional; Membro do Elos Clube de Mandaguari – Paraná – Brasil.