Dez curiosidades sobre a pizza ao redor do mundo

O dia 10 de julho marca a celebração de um dos pratos mais apreciados da culinária mundial. Nesta quarta-feira, comemora-se o Dia da Pizza no Brasil.

O prato redondo de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados – como queijo, carnes e ervas – é unanimidade ao redor do mundo. No entanto, ainda existem dúvidas sobre sua origem.

Confira a seguir, dez curiosidades sobre essa iguaria tão amada pelos brasileiros

A pizza mais cara do mundo

Salerno, na Itália, tem a pizza mais cara do mundo. Esta não é uma pizza comum: ela é preparada por chefs em sua própria casa. Três tipos de caviar, lagosta da Noruega, Cilento, queijo mussarela de búfala e grãos de sal marinho australiano rosa do rio Murray são alguns dos ingredientes. Quanto custa? 12 mil dólares.

Pizza Grega?

Você pode achar que a pizza é uma receita típica italiana, mas a origem da pizza remonta aos tempos antigos. Gregos e egípcios cozinhavam uma pizza como pão achatado e cobriam com azeite e especiarias. A pizza moderna, como a conhecemos, evoluiu em Nápoles, na Itália, quando o tomate foi adicionado na receita no final do século 18.

Americanos comem muito

Os americanos comem cerca de 350 fatias de pizza a cada segundo. Sim, é isso mesmo que você leu. Este dado foi divulgado pela National Association of Pizza Operators. Além disso, 93% dos americanos comem pizza pelo menos uma vez por mês.

Pepperoni

Ao redor do mundo todo, a cobertura de pizza mais popular e pedida nos restaurantes é a de Pepperoni. Totalmente compreensível, né?

Pizza espacial

Em 2001, a Agência Espacial Russa recebeu mais de um milhão de dólares para entregar uma pizza de seis polegadas à Estação Espacial Internacional. O astronauta russo, Yuri Usachov, foi quem teve a honra de ser a primeira pessoa a receber uma entrega de pizza enquanto estava no espaço.

Segunda Guerra Mundial e Pizza

Foi a Segunda Guerra Mundial que ajudou para que a pizza fosse espalhada pelo mundo. Até então, a pizza era apreciada principalmente pelos imigrantes italianos em suas comunidades locais. Durante a ocupação da Itália, as tropas aliadas começaram a comer alimentos locais para complementar as rações que às vezes acabavam. Os padeiros locais mal conseguiam acompanhar a demanda dos soldados por pizza. E é claro que, ao voltarem para casa, levaram também esta paixão.

Famosos entregadores

Dois nomes famosos do mundo das celebridades começaram suas carreiras juntando dinheiro que ganhavam com entregas de pizzas. Quem são eles? Bill Murray e Jean Claude Van Damme!

Maionese na Pizza

Quando você pensa em deliciosas coberturas de pizza, maionese provavelmente não cruza a sua mente, né? Mas no Japão este é um costume normal.

Pizza de tofu

Na Índia, a cobertura preferida é a de Tofu. Pizza de carne de carneiro picada e Pizza de gengibre em conserva também estão entre as outras coberturas que estão no topo da lista como as preferidas.

Museu da Pizza

Quem ama esta redonda precisa visitar o Museu da Pizza, na Filadélfia. Segundo o Guinness Book, o espaço conta com a maior coleção mundial de itens relacionados à pizza.