“A Quaresma nos leva a refletir sobre nossas atitudes e nossa relação com Deus”, conta o padre José Francisco

Nesta quarta-feira (1) o padre José Francisco da Silva de Sousa Filho, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, concedeu entrevista à rádio Agora FM (87,7).

Ele e o apresentador Júlio César Raspinha conversaram sobre o período da Quaresma e sobre a Campanha da Fraternidade deste ano.

Confira a entrevista:

Estamos no período da Quaresma, que foi iniciada na semana passada, e é um período muito importante, senão o mais importante do ano para a Igreja Católica, não é? 

De fato, é um momento de suma graça e a Igreja nos encaminha a isso, a essa caminhada e a rever nosso modo de vida, conhecer a nós mesmos, a Quaresma nos leva a isso. Isso leva a refletir sobre nossas atitudes e nossa relação com Deus e com nossos irmãos. A nossa vida cristã só tem sentido com esse evento e da entrega de Jesus Cristo por nós.

O período da Quaresma é quando a Igreja Católica realiza a Campanha da Fraternidade e este ano é sobre a fome, não é? 

Sim, a Campanha da Fraternidade deste ano fala sobre a fome e sempre é realizada pela CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e nasceu na década de 60. Esse período nos faz relembrar e refletir sobre um tema muito recorrente na sociedade e também dentro da igreja.

E dentro desta campanha e da Quaresma como está a programação da Igreja?

Cada paróquia está organizada em cada região e a nossa paróquia, de Maringá, atende toda a região e até o Vale do Ivaí e aqui também temos uma programação de missas, exercícios da Quaresma e entre outros. Toda quarta-feira às 19h30 temos a santa missa na Nossa Senhora Aparecida e às sexta-feiras temos a caminhada penitencial às 5h30 juntamente com a santa missa também. Temos também as confissões para atender os fiéis, aí o horário depende de cada igreja, a partir do dia 20 deste mês iremos começar o mutirão de confissões nas paróquias e a demanda é grande. 

Na Sexta-feira da Paixão vocês irão realizar a procissão pela cidade igual no ano passado?

Ainda estamos a confirmar sobre a procissão e o cronograma para este dia.