50 anos: Tim Maia – 1973

Um dos maiores nomes da música brasileira, Sebastião Rodrigues Maia, ou Tim Maia nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1942. Dono de uma das vozes mais potentes e conhecidas entre os cantores que marcaram história no país.

Iniciou sua carreira em um grupo de rock que dividia com outros futuros grandes artistas, Erasmo Carlos e Roberto Carlos.

Em 1959, foi tentar a sorte nos Estados Unidos. Ficou hospedado, em Tarrytows, na casa de uma família que conhecera no Brasil. A cidade, a 40 km de Nova York, tinha pouco mais de 11 mil habitantes e abrigava a efervescência do jazz e da música negra. Em terras americanas Tim integrou uma banda de Twist, depois foi convidado pelo músico americano Roger Bruno para se juntar ao “Ideals”. Tim ficou responsável pela harmonia e pela guitarra. A banda lançou um único disco, com as músicas “New Love”. Rebelde, Tim Maia passou a praticar pequenas transgressões: pulava a catraca do trem e furtava comida no supermercado. No fim de 1963, foi preso por roubo e porte de droga. Passou seis meses na prisão e em 1964 foi deportado do país.

De volta ao Brasil, Tim Maia misturou tudo o que aprendeu da música negra americana, com ritmos brasileiros como samba e baião. Produziu o disco “A Onda é o Boogaloo” de Eduardo Araújo. Teve composições gravadas por Roberto Carlos, “Não Vou Ficar” e Erasmo Carlos, “Não Quero Nem Saber”.

Em 1970, gravou seu primeiro LP, “Tim Maia”, que fez sucesso com as músicas “Azul da Cor do Mar”, “Coronel Antônio Bento”, “Primavera” e “Eu Amo Você”. Em 1971, lançou outro disco chamado “Tim Maia”, que fez sucesso com “Não Quero Dinheiro, Só Quero Amar”, uma canção dançante de sua autoria, “Não Vou Ficar” e “Preciso Aprender a Ser Só”.

Em 1973 chega às lojas mais um álbum intitulado Tim Maia, seu quarto trabalho de estúdio. O disco tem alguns dos maiores sucessos da carreira do cantor, que já era hitmaker, “Réu Confesso” e “Eu Gostava Tanto de Você”.

O álbum, que completa 50 anos em 2023 foi gravado no Rio de Janeiro, foi produzido por Tim Maia, que também assina os arranjos junto com Waldir A. Barros. Lançado pela gravadora Phonogram, através do selo Polydor, em julho de 1973. As gravações foram realizadas nos estúdios CBD, no Rio de Janeiro, entre março e julho do mesmo ano. As 12 faixas são de autoria do cantor, com exceção “A Paz no Meu Mundo É Você”, e “Eu Gostava Tanto de Você”. O disco traz o estilo e voz inconfundíveis de Tim Maia do começo ao fim, considerado um dos grandes momentos da carreira do cantor.