Prefeitura de Maringá contesta informação de jornal e diz que ninguém recebeu vacina vencida em Maringá

Maringá lidera a lista de cidades que mais aplicaram vacinas vencidas contra a Covid-19 na população, segundo informações oficiais do Ministério da Saúde divulgadas nesta sexta-feira (2) pela Folha de São Paulo.

Ao todo, foram 3.536 doses de vacina da marca AstraZeneca vencidas aplicadas em Maringá, todas em primeira dose, segundo a Folha.

A Prefeitura de Maringá divulgou há pouco nota em que o secretário de Saúde, Marcelo Puzzi, informa que nenhum maringaense recebeu vacina vencida. 

“O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS.”

O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, se encontra em reunião com o secretário da Saúde, Marcelo Puzzi, e outros membros da administração pública, para se posicionar sobre o assunto ainda hoje.