Justiça Eleitoral ainda não se posicionou quanto a Lei Seca nas eleições deste ano

A reportagem do Portal Agora vem sendo consultada sobre a aplicação da Lei Seca nas eleições munipais de Mandaguari. Esta lei, que impede a venda, a compra e o consumo público de bebidas alcoólicas durante o dia da votação, já não foi colocada em vigor nas eleições presidenciais e governamentais de 2018, 12 das 27 unidades federativas do Brasil- 26 estados e Distrito Federal, não à colocaram em vigor.

Outros estados como São Paulo e Santa Catarina, não adotaram as medidas. Nas eleições passadas, no caso do Paraná, a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) havia pedido o fim da Lei Seca, alegando que a medida já não era mais necessária, uma vez que sua ausência em outros estados, que não aplicavam mais a lei, tem funcionado, a Secretaria Estadual de Segurança Pública atendeu o pedido.

Entramos em contato com o Fórum Eleitoral de Mandaguari, e de acordo com o orgão, ainda não há nenhuma determinação que proíba o consumo e comercialização de bebidas alcoólicas no dia 15 de novembro. 

Porém, neste ano, com a pandemia do novo Corona-vírus, outras medidas devem ser tomadas pela população para que o contágio do vírus seja evitado. Segue abaixo as dicas para os eleitores anunciadas pelo TSE ( Tribunal Superior Eleitoral):