Colégio Militar do Paraná retoma aulas presenciais a partir de segunda-feira (21), diz comunicado

O Colégio Militar de Curitiba (CMC) informou que vai retomar as aulas presenciais na segunda-feira (21). O retorno foi informado em um comunicado a professores e alunos, publicado na terça-feira (15).

A volta às atividades segue uma ordem da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (Depa) do Ministério da Defesa aos colégios militares de todo o país.

 O retorno no CMC deve acontecer de forma escalonada. Segundo a programação, os alunos do ensino médio terão aulas presenciais três dias por semana e os estudantes do ensino fundamental devem ir à escola duas vezes por semana.

Um decreto estadual suspendeu as aulas presenciais no Paraná em março. De acordo com a medida em vigor, não há data para retorno das atividades presenciais.

A Secretaria Estadual da Educação (Seed) informou que o decreto abrange as redes municipais, estaduais e privadas, o que não engloba os colégios militares.

A Seed afirma que o retorno nas escolas do estado deve acontecer quando os órgãos de saúde definirem que a volta às atividades é segura.

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) informou que, no momento, os indicadores não dão condições para um retorno seguro às atividades.

Em Curitiba, de acordo com o boletim divulgado pela secretaria na terça-feira (15), foram registrados 33.480 casos confirmados de Covid-19 e 1147 mortes.

Protocolo de retorno

Segundo o comunicado do Colégio Militar, o retorno vai seguir um protocolo de segurança sanitária.

Entre as medidas estão o uso de álcool gel, máscaras e o acesso exclusivo à escola pelo portão principal de acesso, sem catracas.

Os alunos passarão por uma triagem, com medição de temperatura e avaliação de sintomas. Aqueles que apresentarem algum sintoma da doença, não devem ir à escola.

De acordo com o colégio, será proibido o contato entre alunos e professores.

Em nota, o Colégio Militar de Curitiba informou que conta “com uma rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação” e que os colégios militares “reúnem excelentes condições para o retorno de seus alunos às atividades presenciais”.