Valorant: veja dicas para quem está começando a jogar o novo FPS da Riot

Prestes a completar um mês de lançamento, o Valorant tem conquistado novos jogadores a cada dia. O FPS da Riot Games é um shooter que foca em precisão, tática e uma boa mistura entre armas, personagens e skills. O GloboEsporte.com elaborou um guia com dicas para quem quiser entrar com o pé direito nos mapas Ascent, Haven, Split e Bind.

Os jogadores de Valorant no Brasil receberam na última quarta-feira (24) o modo ranqueado, com vinte e uma patentes que vão de Ferro 1 até Imortal 3; com essa competição, entrar no jogo o quanto antes para não ficar para trás nas filas é essencial. Confira agora dicas para começar bem no novo FPS da Riot Games:

Conheça os mapas

O Valorant consiste em uma disputa 5v5 em que um time ataca com a Spike (uma espécie de bomba) e o outro time defende, tendo como objetivo eliminar os adversários ou desarmar a Spike. Os mapas são pequenos e engajam confrontos diretos constantemente, portanto saber as nuances de cada um é importante para construir a estratégia – aspecto que recebeu muita importância no desenvolvimento do jogo.

O mapa Bind é o que mais aproxima os times adversários, contendo apenas dois pontos. O combate acontece por um dos dois lados do mapa, sem zona de controle, o que o torna o mapa mais “rushado” do jogo. O mapa Haven possui três pontos de controle, o que favorece uma estratégia mais cadenciada para o time atacante; enquanto o time defensor tem que explorar o terreno extra para a manutenção dos pontos de controle e contenção de danos.

O mapa Split é o que mais possui terrenos elevados, o que favorece o uso de rifles e castiga aqueles que se exporem demais pelos cantos da cidade. Use as cordas para chegar rapidamente ao alto do mapa. Por fim, o mapa Ascent é o mais desafiador de Valorant: Muitos pontos de posicionamento, com o combate podendo acontecer em diferentes locais – e mesmo serem manipulados pelos times, que podem abrir e fechar portões para forçar os adversários a tomar caminhos diferentes.

Construa seu time de forma equilibrada

Os diferentes Agentes de Valorant possuem diferentes skills que se complementam dentro do quinteto formado. Existem quatro tipos de Agentes: Duelistas, Iniciadores, Controladores e Sentinelas. O time deve ter pelo menos um de cada e focar em suas fortalezas para decidir o tipo de Agente a ser usado na quinta opção.

Os Duelistas são os que tem mais habilidade para atacar incisivamente e destrutivamente. Suas skills focam em dano e devem ser exploradas sempre que o time estiver na ofensiva. Jett, Phoenix, Reyna e a Agente brasileira Raze são os Duelistas do jogo. Os Iniciadores são Agentes que, como o nome supõe, podem compor a linha de frente do time, combinando resistência e ofensividade. Possuem skills que favorecem o controle sobre o mapa e ataques à distância. São apenas dois: Breach e Sova.

Os Controladores são os Agentes mais defensivos de Valorant e costumam ter skills que privilegiam o controle sobre as zonas e devem ser usados de maneira mais estratégica. São capazes de equipar mapas táticos e usar armas para afastar o time atacante dos pontos da Spike. Omen, Brimstone e Viper são os Controladores do jogo. Finalmente, os Sentinelas são Agentes focados em suporte para os outros tipos de agente: suas skills focam em regenerar a saúde dos companheiros de time (até mesmo ressucitar), criar bloqueios para defendê-los e revelar a localização dos adversários no mapa. Sage e Cypher tem essas habilidades.

Evolua no Arsenal

As armas são obviamente o ponto central de um FPS, mas vá com calma: a precisão dos disparos é crucial em Valorant como é em poucos jogos do mesmo gênero. Portanto é necessário evoluir ao ir conhecendo o jogo, favorecendo primeiramente armas de dano maior e curto alcance, usadas nos engajamentos diretos, e depois variando para as armas de médio/longo alcance, que podem ter dano tão grande quanto mas são mais lentas e requerem mais aperfeiçoamento.

No início, favoreça armas como Shorty, Sheriff, Bucky e Ares, que podem fazer o serviço de forma mais efetiva no curto espaço. A Shorty é uma boa arma para iniciar as partidas por ser barata ($ 200) e ter um dano alto em tiros próximos. Com o passar do tempo e a adaptação à precisão de Valorant, aventure-se em armas de longo alcance como os Fuzis de Precisão Marshal e Operator (mais caros, mas muito efetivos se usados da maneira certa), a Arma Leve Ghost e o Fuzil Guardian.