Boletim: Mandaguari registra 2 casos de dengue no primeiro boletim de 2026
Balanço foi divulgado nesta sexta-feira (23)
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (23) o primeiro boletim da dengue de 2026. No período de 1º a 23 de janeiro, foram registrados 2 casos positivos da doença no município.
De acordo com o levantamento, Mandaguari não apresenta casos de chikungunya ou zika vírus no atual período epidemiológico. Ao todo, o município contabiliza 23 notificações, sendo 15 casos descartados, 6 em investigação, 2 confirmados e nenhum óbito relacionado à dengue neste início de ano.
Dados de 2025
No ano passado, Mandaguari encerrou o período epidemiológico com 319 casos confirmados de dengue, 1.065 notificações, 691 casos descartados, 55 em investigação e 2 óbitos em decorrência da doença.
Denúncias
A população pode colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti denunciando possíveis focos em ambientes e imóveis, edificados ou não. As denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, de forma online, pelo site da Prefeitura, na seção “Protocolos”.
Embora seja necessário informar nome completo, documento e e-mail para contato, a Secretaria Municipal de Saúde garante o anonimato do denunciante.
Para facilitar as ações de fiscalização, recomenda-se informar:
Nome da rua;
Número do imóvel (em frente, ao lado ou próximo);
Bairro;
Ponto de referência;
Descrição do possível foco.
As informações contribuem diretamente para a agilidade e eficácia das ações de prevenção e controle da dengue no município.
