Gratidão e Esperança

Quando pensamos no final de mais um ano, podemos refletir sobre duas expressões: Gratidão e Esperança. Gratidão pelo que vivemos, e a esperança do novo que está por vir.

Refletindo sobre a gratidão, sobre o que podemos ser gratos? Na verdade, o correto seria ser grato em tudo, porque o tempo que vivemos até aqui nos tornou o que somos agora. O Apóstolo Paulo nos ensina em 1 Tessalonicenses 5:18 que em tudo deveríamos ser gratos. O interessante é que ele não nos direciona a ser gratos por tudo; afinal de contas, como podemos ser agradecidos pelos tempos difíceis, pelos momentos de luto, a perca de um emprego ou coisas como estas? Mas o que Paulo nos ensina é que em meio a tudo isso, podemos e devemos ser agradecidos, porque apesar de tudo isso, permanecemos de pé, apesar de tudo isso, o nosso Deus nos sustentou e por isso, podemos crer num amanhã melhor, podemos continuar vivendo com esperança e fé.

E esta gratidão nos leva a uma vida esperançosa. Esperança de dias melhores, esperança de um futuro promissor, esperança daquilo que nos está preparado. O mesmo Apóstolo Paulo, agora escrevendo sua primeira carta aos Coríntios 2:9 vai nos dizer: “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais subiu ao coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que nele esperam. Mas ele nos revelou pelo seu Espírito”. Podemos ter esperança no futuro, mesmo quando não conseguimos ver, ouvir ou imaginar; porque Deus nos garante isso. Ele sempre tem algo novo preparado pra mim e pra você.

Mas a pergunta que fica é: Como você tem olhado para o seu ontem, o seu hoje e o seu amanhã?

Muitos de nós olhamos para o passado com tanta dor, que ficamos com medo de sonhar novamente, e por isso não conseguimos ter gratidão pelo que vivemos, nem esperança pelo amanhã. Para esses, a realidade se resume a repetir ciclos, como se os tempos difíceis do passado fossem se repetir inevitavelmente. Por outro lado, já outros, por terem vivido dias extraordinários no passado, acham que outros tempos como outrora, ou tempos melhores se tornam impossíveis, e já não vivem mais com expectativas de um novo tempo. Mas a realidade é que por melhor ou pior que tenham sido, nosso passado fica sempre lá atras porque hoje é o dia de um novo começo, uma nova história, novas possibilidades e expectativas.

Chegando ao final de mais um ano, vivemos este tempo de trazer a memória o que pode nos dar esperança. O Natal, tempo em que celebramos o nascimento de Jesus é esse tempo de esperança e novas expectativas. Junto ao final do ano, chega também a expectativa de um novo ciclo, novas promessas, novas oportunidades e sonhos. Diante disso, o nosso grande desafio é viver o hoje. Viva em novidade de vida. Que o seu 2026 seja um ano extraordinário, cheio das bençãos e da presença do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Pr. Emanuel Altomani, nascido em Mandaguari, 35 anos, casado com Nayara, pastor Metodista a 12 anos.