Mandaguari inicia vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes na segunda-feira

Aplicação começa na UBS Centro e protege recém-nascidos contra bronquiolite e infecções respiratórias graves

A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia nesta segunda-feira (8) a vacinação de gestantes contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

A imunização será realizada na UBS Centro, das 8h30 às 16h30. A vacina, recentemente incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), é gratuita pelo SUS e tem como objetivo reduzir casos de bronquiolite e infecções respiratórias em recém-nascidos.

O secretário municipal de Saúde, Ademilson Gregório Machado, reforça a relevância da medida. “A imunização materna garante anticorpos essenciais ao bebê nos primeiros meses de vida, justamente o período de maior vulnerabilidade”, destaca.

Quem pode se vacinar?

Podem se vacinar as gestantes que estejam com 28 semanas de gestação ou mais. A aplicação é em dose única, válida para cada gestação, e pode ser realizada simultaneamente com outras vacinas de rotina, como dTpa, influenza e covid-19. Todas as gestantes devem apresentar a carteira de gestante, carteirinha de vacinação e o CPF ou Cartão do SUS no momento da aplicação.

Por que a vacina é importante?

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por aproximadamente 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de 2 anos. Os bebês são os mais vulneráveis: a maior parte dos quadros graves ocorre nos primeiros meses de vida. Estudos apontam que a vacinação materna tem eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos recém-nascidos.

Com informações de Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari