Ney descarta conflito político e diz que deu assistência a cliente
Em entrevista exclusiva, vice-prefeito se diz assustado e dá sua versão para caso de ameaça
Dias após o episódio que ganhou grande repercussão em Mandaguari, o vice-prefeito Valdoney Hising, o Ney da Retivale, se pronunciou sobre o caso em entrevista ao Portal Agora, detalhando o motivo do desentendimento com o caminhoneiro Vanderlei, que acabou indo até a residência de Ney armado com uma faca. O suspeito foi detido pela Polícia Militar e o caso segue na Justiça.
Segundo Ney, tudo começou em 2023, quando a retífica de sua família realizou o motor do caminhão de Vanderlei. Naquele ano, o veículo apresentou duas panes durante viagens ao Nordeste. Diante da distância, Ney conta que acionou mecânicos próximos ao local em que o caminhoneiro estava, autorizando os serviços necessários e arcando com todos os custos, que somaram cerca de R$ 3 mil na primeira ocorrência e outro valor semelhante na segunda.
Ainda naquele período, após os dois reparos pagos pela empresa, o caminhoneiro levou o veículo novamente à retífica de Ney para avaliação. O vice-prefeito afirma ter identificado problemas no radiador. Mesmo orientado a substituir a peça por um modelo adequado, segundo laudo da empresa especializada em Maringá, o proprietário do caminhão optou apenas por consertar o radiador antigo. “Eu errei em não ter registrado por escrito o estado do radiador e a negativa dele para realizar a troca”, reconheceu Ney.
Em dezembro de 2023, um novo problema ocorreu, desta vez quando a empresa já estava em férias coletivas. Ney afirma que orientou Vanderlei a levar o caminhão até a retífica após o recesso, mas o motorista decidiu enviar o motor para outra retífica e, posteriormente, ingressou com ação judicial. A Justiça, no entanto, deu ganho de causa à empresa do vice-prefeito.
O episódio extremo aconteceu no feriado de 20 de novembro deste ano. “Um amigo me ligou dizendo que ele estava vindo para me matar”, relatou Ney. Ele acionou imediatamente a Polícia Militar, que enviou uma equipe ao local. As imagens da ação circulam pelas redes sociais e mostram o momento em que Vanderlei, armado com uma faca, é detido em frente à residência.
Questionado se o caso poderia ter motivação política, o vice-prefeito descartou. “Ele era meu amigo, tínhamos convivência. Brincávamos sobre divergências políticas, mas nunca houve conflito por isso”, afirmou, lembrando que ambos também se conheciam por meio de familiares músicos.
Pouco antes do episódio, Ney passou por uma cirurgia de emergência devido a uma apendicite que evoluiu com complicações. O vice-prefeito permanece em sua casa para completa recuperação. Ele relata ter vivido dias difíceis. “Se não fosse o apoio da família, da igreja e dos meus filhos, seria muito mais difícil superar tudo isso.”
