Mandaguari é a 8ª melhor cidade do Paraná de acordo com o Ipardes
Nesta semana o Ipardes (Índice Ipardes de Desempenho Municipal) divulgou um levantamento das cidades com maior qualidade de vida do Paraná. Mandaguari conquistou o 8° lugar no ranking.
O levantamento avalia áreas essenciais como saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico e infraestrutura.
Confira o ranking das 10 melhores cidades do Paraná:

Índice Ipardes de Desempenho Municipal
O IPDM é um índice que mede o desempenho dos 399 municípios do Estado do Paraná, considerando três dimensões: renda, emprego e produção agropecuária; saúde e educação. Sua elaboração se baseia em diferentes estatísticas de natureza administrativa, disponibilizadas por entidades públicas.
O IPDM é divulgado anualmente desde 2008 e funciona como um indicador semelhante ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Nesta edição, o Ipardes inicia uma nova série histórica, com ano de referência fixado em 2022. A partir dessa atualização metodológica, todos os resultados divulgados agora se referem a esse desempenho. Como o índice utiliza bases do Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Educação, Ministério da Saúde e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o IPDM só pode ser consolidado dois anos após o período analisado.
As bases de dados do Índice são estatísticas oficiais disponíveis publicamente, oriundas, em sua maioria, de registros administrativos obrigatórios. Esses grandes bancos de dados possuem periodicidade anual e recorte municipal. A escolha dos indicadores foi feita considerando-se aspectos importantes para o desenvolvimento local, o que permite subsidiar ações conjuntas das três esferas de governo e do empresariado.
Em 2025, a metodologia do IPDM foi aperfeiçoada com o objetivo de melhor identificar a situação econômica e social dos municípios paranaenses para a década de 2020. A nova metodologia buscou atualizar indicadores municipais nas áreas de educação e da saúde, assim como seu ano de referência, que passou de 2010 para 2022.
