Operação Sinergia IV reforça segurança em Mandaguari

Ação integrada entre forças policiais visa prevenir crimes e ampliar a sensação de segurança na cidade

Aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (5), a Operação Sinergia IV, ação integrada que reuniu agentes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Penal. O objetivo foi reforçar a presença do Estado, combater a criminalidade e ampliar a sensação de segurança da população.

De acordo com a Ordem de Serviço nº 146/2025, a operação mobilizou 25 agentes que atuaram de forma coordenada em blitze, abordagens, patrulhamento ostensivo e cumprimento de mandados judiciais. A ação também incluiu a fiscalização de trânsito e a verificação de denúncias em pontos estratégicos do município.

Balanço da Operação Sinergia IV:

  • 15 autos de infração lavrados;
  • 5 motocicletas recolhidas;
  • 1 mandado de prisão cumprido;
  • Registro do Boletim de Ocorrência Unificado nº 2025/1411960.

Em entrevista, o tenente Ribeiro, comandante da Polícia Militar em Mandaguari, explicou que o principal foco da operação é coibir práticas ilícitas e reforçar o policiamento preventivo.

“A Sinergia tem como meta inibir o crime, fiscalizar o trânsito e gerar maior sensação de segurança à comunidade. Também realizamos o cumprimento de mandados e diligências em áreas críticas”, afirmou o oficial.

O tenente destacou ainda que a corporação tem dado atenção especial a ocorrências envolvendo moradores de rua, após pedidos da Prefeitura e da Câmara Municipal. “Recebemos relatos de desordem e agressões. Diante disso, intensificamos o policiamento para coibir qualquer tipo de ilícito nessa situação”, disse.

Durante a execução da operação, um homem já conhecido da polícia por furtos foi detido após tentar escapar de uma abordagem. Ele chegou a invadir a Igreja Bom Pastor durante uma missa e, em seguida, entrou em um mercado na tentativa de fuga. Nada de ilícito foi encontrado, e ele foi liberado em seguida.

A Operação Sinergia IV faz parte de um plano contínuo de integração das forças de segurança, que busca aperfeiçoar a resposta policial, reduzir índices de criminalidade e fortalecer a presença do Estado em Mandaguari.