Virou rotina? Secretaria de Saúde também já esqueceu idoso em Maringá
Coluna do dia 21 de março de 2025
Repercussão
Teve grande repercussão a nota publicada na semana passada pela coluna, denunciando que o setor de transportes da Prefeitura esqueceu um grupo de crianças autistas em Maringá.
Coincidência?
No exato momento em que denunciava o fato na sessão da Câmara do dia 10, o vereador Alécio recebeu mensagem de um morador reclamando que foi levado pelo município para um atendimento de saúde em Maringá e ainda estava lá por ter sido esquecido pelos responsáveis.
Reclamações
Depois da publicação do fato na coluna, além dos muitos comentários nas redes sociais, vários leitores entraram em contato no privado para denunciar situações semelhantes e também outros problemas graves enfrentados por pacientes que dependem do serviço público de saúde do município.
Idoso
Um dos leitores contou que recentemente um idoso, que seria interno do Asilo São Vicente de Paulo, também já foi esquecido em Maringá e só voltou para a instituição por volta das dez da noite.
Trocado
Outro caso que chegou ao nosso conhecimento foi o de uma mulher que esperou meses por atendimento com um ortopedista. Quando foi chamada para a consulta, relatou os problemas ao médico e no final ouviu a seguinte frase: “Minha senhora, infelizmente não posso fazer nada para tratar o seu problema. Marcaram sua consulta com o médico errado, eu sou cardiologista e não ortopedista”.
Em falta
Na última sessão da Câmara, o vereador Danilo denunciou a falta de produtos de limpeza em escolas municipais. Segundo ele, tem local onde funcionários estão levando detergente e sabão de casa para fazer a limpeza dos estabelecimentos. De acordo com o Portal da Transparência, esta semana foi homologada uma licitação no valor de R$ 54 mil para compra desses itens. Espera-se que nos próximos dias a situação se normalize.
Abandono
Quem anda pelas ruas de Mandaguari tem notado que é grande a quantidade de lixo, restos de galhos, resíduos de varrição, pedaços de isopor e móveis velhos se acumulando nas vias públicas.
Moradia
Ao lado do Ginásio Xanduzão, além do acúmulo de lixo, há também um barraco improvisado, que há mais de um mês serve de moradia para um sem teto. A situação gerou comentários negativos entre os cerca de 800 atletas de outras cidades que recentemente participaram dos jogos 60+ que foram disputados no local.
Abandono
Até os terrenos que pertencem ao município estão abandonados. Este, por exemplo, não é roçado há meses. Moradores das imediações já cansaram de solicitar providências, mas a situação continua a mesma.
Exemplo
Aí fica a pergunta: como exigir que os cidadãos cumpram a lei e mantenham seus terrenos limpos se a Prefeitura, que deveria dar o exemplo, não faz a sua parte?
Manutenção
A coluna também recebeu reclamação de um leitor que costuma frequentar ATIs e os parquinhos infantis instalados em diferentes pontos da cidade e fez uma triste constatação: há tempos esses equipamentos não recebem manutenção. Segundo ele, em praticamente todos esses locais existem brinquedos e aparelhos de exercício danificados com risco de machucar os usuários.
Na teoria
Recentemente a Prefeitura anunciou a contração de uma arquiteta para cuidar do planejamento e sinalização do sistema viário. Na ocasião, a prefeita Ivonéia afirmou que a partir daquele momento, todas as intervenções seriam feitas com planejamento e embasamento técnico.
Na prática
Só que na prática não é isso que vem acontecendo. Recentemente, houve a demarcação de uma área para estacionamento de motos nas imediações de uma escola. Dias depois, servidores públicos voltaram ao local e transferiram esse estacionamento para o outro lado da rua. A justificativa? Um morador não queria motos estacionadas o dia todo em frente à sua residência…
Sindicância
Até o final deste mês a Câmara deve concluir o processo administrativo aberto contra uma servidora que teria instalado irregularmente uma câmera em sua sala de trabalho.
Investigação
Por outro lado, chegou ao conhecimento da coluna que o Ministério Público teria aberto procedimento para apurar denúncias feitas por esta mesma servidora contra a conduta de alguns vereadores.
Blitz
Em uma única operação, a Polícia Militar de Mandaguari apreendeu na semana passada seis motocicletas em situação irregular e aplicou 31 multas. Os números ainda são pequenos diante dos absurdos cometidos diariamente no trânsito local, mas representam um avanço. Se esse tipo de operação tiver continuidade, certamente a situação do trânsito local mudará para melhor em pouco tempo.
Boteco
O interesse das pessoas em participar do 1º Tour de Boteco de Mandaguari – “Caminho do Bar”, superou as expectativas. Os organizadores limitaram em 90 o número de participantes e já existe até lista de espera de gente aguardando alguma desistência para conseguir uma vaga. O evento será no dia 03 de maio, quando o grupo percorrerá o trajeto a pé e uniformizado. Serão visitados dez estabelecimentos e, no último deles, haverá um churrasco de confraternização.
Edição concluída às 12 horas do dia 21/03/2025