Presença de câmeras reduz crimes e auxilia polícia

Prestes a completar dois anos de atuação, o Conselho de Segurança de Mandaguari, “Pioneiros”, comemora o que encara como sua principal contribuição com o município até aqui: a queda em índices de criminalidade no período, graças à instalação de aproximadamente 30 câmeras em pontos estratégicos da cidade.

Presidida pelo advogado Fernando Nanuncio, a entidade realizou encontro esta semana para avaliar os resultados apresentados até o momento. Além de membros do conselho, estiveram presentes representantes das polícias: Militar, Civil e Rodoviária Estadual e Federal.

“O fundamental para nós é saber se o que a comunidade entregou para a polícia foi útil para diminuir o crime”, ponderou Nanuncio. Atualmente, os equipamentos estão nas entradas e saídas do município, além de pontos estratégicos espalhados pelo perímetro urbano.

Escolas

Membro do conselho, o empresário Itamar Solopak desenvolve junto com escolas e colégios da cidade um projeto de conscientização e prevenção. Nesses estabelecimentos estão instalados alguns desses equipamentos.

“O retorno dos diretores é muito satisfatório. O que nos chega é que o tráfico de drogas próximo às escolas diminuiu consideravelmente por causa dessa inibição”, revelou.

Presentes no encontro, o chefe da Companhia à qual Mandaguari faz parte, Capitão Ribeiro, e o Tenente João Marcos Dutra, comandante do pelotão local à época da criação do Conseg, seguem a mesma linha.

“Está evidente que a cidade vive um período de “calmaria”, e as câmeras que o conselho instalou respondem de maneira fundamental pela redução nos crimes”, explica Ribeiro. “Onde a polícia e a vigilância estão presentes, o marginal não se aproxima”, completa.

Informação

“As simples placas instaladas nas entradas da cidade, avisando das câmeras instaladas, por incrível que pareça, conseguiram afugentar muitos marginais e evitar vários crimes”.

A posição é do delegado de polícia de Mandaguari, Zoroastro Neri do Prado Filho. Chefe da polícia civil no município, ele possui um monitor em sua sala, na delegacia de Mandaguari, com as imagens das 30 câmeras instaladas pelo Conseg.

O equipamento foi adquirido com recursos da entidade, graças a doações e promoções, e empresas também chamadas de “anjos”, que custearam a instalação e contribuem com a manutenção.

Quem segue na mesma linha é Pedro Farias, inspetor da Polícia Rodoviária Federal, instalada entre o município e Marialva, próximo à Praça de Pedágio. Questionado se a instalação do posto contribuiu na criminalidade local, ele pontua: “Trata-se de um conjunto de fatores que somados, fazem com que a cidade viva um bom momento, além, é claro, da ótima relação e atuação colaborativa entre as polícias”.

Expansão

O encontro tratou também da possibilidade de aumento no monitoramento da cidade, fator estratégico para inibir “o crime”. Nanuncio, primeiro presidente do Conseg foi taxativo: “o céu é o limite para isso, mas há a necessidade de envolvimento de moradores e das empresas”.

Mais de 20 câmeras instaladas atualmente tem sua manutenção custeada por empresas e estabelecimentos comerciais, que acabam também se utilizando das imagens para a vigília dos seus espaços.

“O casamento público e privado é necessário para a expansão do projeto”, justifica. “Tanto município quanto outros empresários podem aderir a essa iniciativa que de maneira silenciosa, contribuiu para uma sensação de maior segurança na nossa comunidade”, finaliza.

Guarda Municipal

Quando o assunto relativo à possibilidade de instalação de uma guarda no município foi colocado em discussão, houve um cuidado entre os presentes, que acabaram se dividindo a respeito do tema.

Ficou no ar a certeza da necessidade de um debate maior sobre o assunto, e principalmente o papel que essa guarda exerceria junto à comunidade. O tema está longe de ser unanimidade entre as autoridades de segurança.

*Reportagem publicada na 340ª edição do Jornal Agora