TESTE HORIZONTAL

"A importância da valorização da cultura na época natalina"

Confira o artigo escrito por Márcio Cledson e publicado na 285ª edição do Jornal Agora
por Márcio Cledson, especial para o Jornal Agora em 01/12/2019

“Manheeeê, paiiiii, tiiiiooo... Eu quero uma boneca que fala, que ande e, até fale comigo. Poderá ser, também, um vídeo game, do mais moderno e sem fio, ou um celular de última geração”. Nem sequer sabem se serão a última geração...

Estes são os primeiros sons que ouvimos quando a época de Natal se estabelece. Todos querem seus presentes, lembranças, participar de amigos ocultos e por aí vai.

Hoje em dia, casas enfeitadas quase não se vê, mas muitos ainda insistem, com louvor, que a essência do Natal não se deve perder. A reunião de famílias e amigos para esta comemoração deve ganhar sempre muito espaço.

Mas é bom recordar que, assim como o Natal, há várias outras datas comemorativas no decorrer do ano que, muitas vezes, hoje caem no esquecimento. É onde se percebe que a cultura está a falhar, e quem tem a máquina do poder nas mãos deixa passar estes momentos tão especiais. Não se dá o devido valor para o incentivar da memória, da preservação histórica.

Felizes são aqueles que vão embora para as suas casas com as famosas orelhinhas do coelhinho da páscoa, as penas de índio nas cabeças, as famosas trancinhas com chitas coloridas em seus chapéus de palha. Felizes são, também, os que têm as fitas coloridas em tons verde e amarelo cravadas no peito por uma semana e levam, para o devido plantio, mudas de árvores obtidas através das escolas.

Ah! Quantas outras datas nos vêm à mente e nos fazem sentir patriotas ou festivos. Assim, ao comemorarmos o Natal, o ver e o rever de várias outras situações onde as famílias, o comércio, nos fazem lembrar de datas comemorativas especiais, insisto em que os dirigentes deste país e de outras instituições que envolvem a vida cidadã, deveriam colocar olhares de maior atenção para este foco salutar em sentimentos, em congraçamentos.

Enfim, o Natal está aí! É época de espargir amor com maior ternura, comemorar o nascimento de Jesus Cristo, confraternizar-se, ver ou rever a família, unir mais as pessoas, trocar presentes... Bora lá ser FELIZ!  

                                   

Márcio Cledson é presidente do Rotary Club de Mandaguari-Família – Gestão 2017-18; diretor e produtor de grupo teatral inserido no projeto “Teatro para Todos”; promoter de eventos diversos.

TESTE VERTICAL
www.portalagora.com Fone: (44) 3133-4000 Rua Renê Táccola, 190 - Centro - Mandaguari - PR