TESTE HORIZONTAL

"Segurança Pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos"

Confira o artigo escrito pelo Tenente Dutra e divulgado na 285ª edição do Jornal Agora
por João Marcos Dutra, especial para o Jornal Agora em 01/12/2019

Aproxima-se a chegada do final do ano e nos perguntamos: o que fizemos para contribuir com a sociedade? Pois bem, a Segurança Pública é um dever do Estado, mas é também um direito e responsabilidade de todos, conforme previsto em nossa Constituição Federal, no seu artigo 144. Isto nos evoca a reflexão.

E logo chegamos a outra pergunta: eu tenho exercido o meu dever de cidadão? Respostas fáceis como “eu tenho reclamado da falta de segurança”, ou, “todo mundo sabe, só a polícia que não vê”, são frequentes, porém o que temos feito para mudar isto efetivamente?

A Polícia Militar trabalha com análise criminal. Isto quer dizer que planejamos a aplicação do policiamento semanalmente nos locais onde tenham maiores incidências de crimes, conforme registro de boletim de ocorrência. A aplicação do policiamento segue o princípio da universalidade.

Atendemos toda e qualquer ocorrência, seja qual for a sua natureza, seja para uma simples orientação, seja para uma resposta rápida ao enfrentamento armado de criminosos. Porém, o policiamento na nossa cidade só alcançará sucesso quando a comunidade fizer a sua parte enquanto cidadã. A participação da comunidade no processo de policiamento é fundamental. E essa participação poderá ser feita com um gesto simples, a denúncia.

Precisamos que as pessoas denunciem os crimes que ocorrem em seu bairros, em suas ruas. O registro desta denúncia é fundamental para nortear o policiamento na cidade. A informação deve chegar até a Polícia Militar, para que ele possa planejar ações e operações preventivas, e eventualmente repressivas. A denúncia poderá ser feita através do número 190, ou ainda através do número 181, onde a pessoa que ligar poderá fazer sua denúncia de forma anônima.

A Segurança Pública é feita por todos, e o envolvimento da comunidade é fundamental para que a Polícia Militar exerça o policiamento efetivo em nossa cidade, trazendo paz e segurança a todos. Que todos tenham um final de ano abençoado, repleto de paz. “Polícia Militar do Paraná, sua proteção é o nosso compromisso.”

 

João Marcos Dutra é tenente e comanda o 2ª Pelotão da Polícia Militar de Mandaguari.

TESTE VERTICAL
www.portalagora.com Fone: (44) 3133-4000 Rua Renê Táccola, 190 - Centro - Mandaguari - PR