TESTE HORIZONTAL

Antonio Xavier e Marisa Feijó: veja o perfil dos candidatos à direção da Fafiman

Xavier é professor há 28 anos na instituição e integra o Departamento de Letras; Marisa, há dez, é docente do curso de Educação Física
por Redação do Jornal Agora em 13/11/2017

Antonio Carlos Xavier, 55 anos, do Departamento de Letras – professor na Fafiman desde 1989

Formação: Graduado em Letras Anglo Portuguesas pela Fafiman (Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari) e mestre em Teoria Literária pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Atuações na Fafiman: “Eu me formei em 1986 e, em 1989, comecei a lecionar na instituição. Fui vice-diretor da Fafiman, vice-coordenador e coordenador do Departamento de Letras, membro do Conselho Departamental, do Conselho de Administração da faculdade. Atuei como assessor do professor Ivan Moraes, no segundo mandato dele como diretor, tendo acompanhado de perto a criação do curso de Direito e dos procedimentos necessários para a transformação da Fafiman em centro universitário, ou seja, tenho bastante conhecimento, além da parte didática, da parte administrativa da instituição. Meu relacionamento com a Fafiman é de muito carinho, por isso sempre busquei fazer algo a mais, ainda que não exercesse nenhuma função específica. Cuido da parte de comunicação, por exemplo, sendo que idealizei há muitos anos o Informativo da Fafiman”.

Por que se candidatou: “Sempre que tem eleição eu penso na possibilidade de me candidatar, penso que seria um grande desafio e responsabilidade assumir a direção. Este ano, conversando com alguns professores, senti o apoio deles. São quase 30 anos de casa, muita bagagem e conhecimento adquirido durante esses anos, e que eu acredito que me credenciam a querer contribuir ainda mais para ajudar a faculdade a crescer, se destacar e sair de uma crise pela qual todas as instituições de ensino superior passam”.

Objetivo: “Conquistar mais alunos, ao estreitar a relação Fafiman e comunidade, não só com a de Mandaguari, mas de toda região. Aproximar a instituição de administrações públicas municipais para que nos convidem para participar de atividades em que precisem de alunos de Educação Física, Direito, Enfermagem, Pedagogia, por exemplo; visitas as escolas de ensino médio sempre que houver um evento que seja interessante que os alunos participem, como as semanas de estudo, cursos de extensão. A faculdade tem de estar presente na vida das pessoas, acho que esse é o maior desafio, colocá-la em evidência para que sejam percebidos os serviços oferecidos e a qualidade que tem. Otimizar a divulgação do que fazemos aqui dentro, como a Mostra de Profissões realizada esta semana. E efetivar parcerias com empresas, visto que para elas também é importante estarem ligadas a um nome forte como o da Fafiman, de tanta tradição”.

Opinião em relação à lista tríplice: “Como um democrata que sou, acho que deve prevalecer o resultado nas urnas, que foi a decisão de toda uma comunidade”.

 

Marisa Aparecida Solordone Aguera Feijó, 47 anos, do Departamento de Educação Física – professora na Fafiman desde 2007

Formação: Graduada em Educação Física – licenciatura plena – pela UEM (Universidade Estadual de Maringá), com especializações nas áreas de Medicina do Esporte e em Morfofisiologia do Exercício. Proprietária de academia há 25 anos, também fez cursos de extensão ligados à área de gestão, como consultorias e administração de empresas.

Atuações na Fafiman: “Fui convidada para participar como colaboradora no processo de criação do curso de Educação Física, por ser uma pessoa que já atuava na área por um bom tempo. Eu aceitei, mesmo sem saber se depois faria parte do quadro docente, porque na época eu entendi que era importante a oferta do curso na cidade, onde havia pouquíssimos profissionais formados. Hoje, sou a única professora que está no departamento desde o início. Nesses dez anos de Fafiman, já fui coordenadora uma vez e vice, duas, do curso de Educação Física. Gosto muito de dar aula”.

Por que se candidatou: “Porque eu acredito que a faculdade precisa ter à frente uma pessoa que tenha olhar empreendedor, além do conhecimento pedagógico, claro. Porque sem recursos nada acontece, nenhum investimento, nenhuma melhoria. E eu sei que posso contribuir nisso. Existe um preconceito com relação a educador físico, mas quem conhece a minha história sabe do meu perfil de administradora, uma pessoa que não para um segundo, que trabalha de 15 a 18 horas por dia, atenta às novidades, que busca sempre o diferencial nas ações e que há 25 anos está à frente da Academia Corpo e Saúde”.

Objetivo: “Conseguir mais recursos, mais alunos, dar maior visibilidade à instituição. Uma das propostas é investir em um trabalho de marketing que reforce a marca Fafiman; trazer a comunidade para dentro da instituição, por meio do projeto ‘Faculdade da Melhor Idade’, em que as pessoas de mais idade venham a adquirir conhecimento em diversas áreas, fazer atividades físicas; outro projeto que quero implantar é o ‘Desafie-se’, um ranking em que os alunos vão ter uma pontuação por tudo o que fizerem de positivo relacionado à faculdade, desde frequentar assiduamente as aulas, participar de projetos de extensão, pagar mensalidades em dia, reduzindo a inadimplência, que é um grande problema atual, até indicar a Fafiman para um amigo. No caso, haveria premiação para as maiores pontuações a cada semestre. Também vou trabalhar para a valorização da instituição perante a sociedade. O que eu percebo é que às vezes a nossa própria população não valoriza o que realmente é a Fafiman, a importância que tem para a nossa cidade. Quantos não são os profissionais de sucesso de outras localidades formados aqui, enquanto os moradores mesmo estão indo estudar fora, às vezes fazer um curso que a instituição local oferece”.

Opinião em relação à lista tríplice: “Hoje eu a considero indiferente, não sei se vou mudar de ideia mais para frente, diante de alguma situação. O fato é que eu não tenho nenhum problema com quem vai fazer a votação, professores, funcionários e alunos, e também nenhum problema político que poderia bloquear ou atrapalhar alguma coisa. Essa é a minha opinião hoje”.

 

Entenda o caso:

Fafiman realiza eleição para diretor e vice nesta sexta-feira (17)
http://www.portalagora.com/noticias/mostrar/id/55727/titulo/fafiman-realiza-eleicao-para-diretor-e-vice-nesta-sexta-feira-17
 

*Reportagem publicada na 233ª edição do Jornal Agora.

Últimas Notícias

TESTE VERTICAL
www.portalagora.com Fone: (44) 3133-4000 Rua Renê Táccola, 190 - Centro - Mandaguari - PR